Documentos do Bisavô
Pessoal, meu caso é um pouco mais complicado (acredito eu) , meu Avô Durval Peixoto que era casado com Dirce Maia Peixoto, ele nasceu em São Paulo (Jundiaí , SP) e retornou pequeno a Portugal, aonde viveu até seus 30 anos e depois volto ao Brasil e se casou com minha Avó, pois bem, Não achei registro de passaporte dele, pois acredito que como foi registrado no Brasil, não deviam exigir na Época, assim, não acho nenhum registro dele em Portugal, ai parti para o meu Bisavô e Bisavó, o Joaquim Peixoto e a Elvira dos Santos, o deles eu acho registros de passaporte, saindo de Portugal, mas não tenho como provar de fato que são eles pois os registros são muito rasos, enfim . Estou tentando achar documentos que provem que meu Avô ela um cidadão português apesar de ter nascido no Brasil mas viveu sua vida em Portugal, meus outros Tios avós todos Nasceram em Portugal, menos o meu Avô Durval Peixoto.
A Região deles da aldeia de rebordondo concelho de Chaves distrito de Vila Real.
Estou tentado achar algo sobre o Bisavô ou Bisavó que comprovem a cidadania deles Portuguesas, ou algo do meu Avô que prove que apensar de ter nascido no Brasil, ele era português.
Finalidade é a Dupla Cidadania
Alguma dica?
Comentários
@stephanopeixoto
Se seu pai/mãe (filho ou filha do Durval, tanto faz) ainda for vivo, o que eu sugiro é você seguir o caminho do menor esforço: localizar os documentos do Joaquim e da Elvira. A certidão de nascimento do Durval em Jundiaí você já deve ter ou sabe onde conseguir.
E aí seu pai/mãe vai pedir a cidadania portuguesa como neto/neta de português. Depois de aprovado, você pode pedir a cidadania para si.
Explicação: o Durval nasceu no Brasil, e tirando situações muito específicas, portanto ele é brasileiro. você não tem nenhuma evidência de que ele possa ter a nacionalidade portuguesa, e pode ser que passe anos e anos procurando algo que não existe.
Achei um registro de casamento do meu avô que consta que seus pais eram portugueses, meu pai filho de Durval e Durval, não estou mais vivos.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6GTC-CMS?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGJ1-V2Z4&action=view&cc=1582573&lang=pt
@stephanopeixoto o seu caso é parecido com o meu caso familiar. Meu bisavô nasceu em Coimbra, mas a Coimbra dele era em Minas Gerais perto de Ouro Branco. Ele e mais um irmão nasceram no Brasil e todos os demais 6 irmãos nasceram em Portugal. Ocorreu a mesma coisa ele foi morar em Portugal em Setubal aos 2 anos de idade e retornou ao Brasil com 16 anos de idade. E durante a vida foi em Portugal umas 10 vezes (ele morreu aos 96 anos de idade).
Já adiantando, como minha avó é viva (está com 95 anos), eu tirei a cidadania "por escadinha". O que você já esclareceu não ser seu caso.
Mas os filhos dos irmãos da minha avó, me fizeram a mesma pergunta. O fato de ele ter morado em Portugal, não teria dado a ele a dupla cidadania.
A pesquisa que fiz (meu bisavô é de 1898) é se, por um acaso, ele não teria um registro de batismo em Portugal. Não encontrei na freguesia nem da família do pai e nem na família da mãe dele.
Pelo passaporte também fiz pesquisa, mas como meu bisavô tinha tudo guardado e minha avó mantém diários, cartas e documentos, vimos que em todas as idas para Portugal, ele utilizava o passaporte brasileiro.
Como seu avô veio para cá na década de 30, conforme sua narrativa, imagino que ele não tenha tido dificuldade em pedir um passaporte no consulado brasileiro em Portugal ou algum substituto que o valha. Acho difícil que ele tenha algum registro migratório como português, e como ele casou no Rio, se ele chegou por aqui, os registros de migração são razoavelmente bons no family search (também pensei a mesma coisa do meu bisavô e fiz a pesquisa, mas como ele veio em 1913/ 1914, os registros não são tão completos, o que me fez pensar que ele saiu de Portugal com algum documento emitido pela embaixada do Brasil).
No seu caso, pelo registro de casamento, o seu avô nasceu em 1910. Dependendo da data que ele foi para Portugal, o registro civil já havia sido criado (1911). De repente, seus trisavós chegaram em Portugal e o registraram e/ou registraram o nascimento no consulado português no Brasil. Neste caso, já que seu avó voltou ainda criança para Portugal e por lá viveu por quase 30 anos, para desencargo de consciência, valeria uma consulta no civil on line, na qual você colocaria o dia e o mês do aniversário do seu avô com menos de 100 anos, por exemplo em 1926 (o site somente considera pedidos com menos de 100 anos de registro), e colocaria na observação a data correta de nascimento (1910), consignando no campo de observação que gostaria (ou gostava) de saber se o seu avô nome tal e data de nascimento tal está inscrito no Registro Civil Português.
Como no registro de casamento consta que ele era solteiro, imagino que o único registro que ele teria em Portugal seria o de nascimento mesmo.
Contudo, creio que ele conseguiria, na época dele, viver 27 anos com a certidão de nascimento brasileira em Portugal sem maiores problemas. Foi a mesma conclusão que cheguei em relação meu bisavô que lá viveu por 14 anos.
Tentei pesquisar pelo irmão dele que nasceu no Brasil e morou em Portugal até o fim de vida (nasceu em 1899 no Brasil, foi para Portugal com 1 ano e morreu em 1979 em Portugal), não consegui achar nenhum documento, somente o "visto" da filha portuguesa no brasil (emitido pelo consulado brasileiro em Portugal) que faz menção a cidadania dela como portuguesa, mas nada fala sobre a cidadania dos pais.
Se chance houver, no caso do seu avô, seria um registro consular ou quando os pais dele retornaram fazer um registro direto em Portugal. Nos dois casos acho que essa pesquisa no civil on line pode tirar essa sua dúvida.
@stephanopeixoto o colega @Damasceno_de_Castro levantou uma hipotese bastante plausivel de ele ter sido registrado civilmente em Portugal (o que pode ter acontecido ou não). É possível pedir pelo civilonline indicando a conservatoria onde ele viveu, que seria mais provavel. Se desejar pode tentar procurar diretamente também, os registros da Conservatória de chaves dessa epoca estao disponiveis online neste link https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1248123 (precisa folhear os livros e ir lendo para ver se acha...)