Busca por casamento de pais ou nascimento de irmãos

Olá, amigos e amigas.

Nesse suposto registro de Casamento do meu bisavô consta que ele foi batizado na Freguesia de Santa Eufemia, Diocese de Lamego.

Baseando-se nas idades informadas por ele nos nascimentos dos filhos e em seu casamento, seu provável batismo se deu em 1883/1884.

No livro do arquivo distrital de Viseu - Pinheiros, concelho de Tabuaço, ano de 1882 (pág.38), há um registro que muito provavelmente é o dele, mas não consta o nome de seu pai - sempre citado nas certidões brasileiras - e sua mãe é colocada como solteira. Por conta dessa diferença de um ano, mais a ausência do nome do pai, penso que posso encontrar dificuldades se der entrada apenas com essa certidão de batismo (estou a anexando, se alguém puder decifrar o conteúdo na íntegra tb agradeço muito!) - Ele é o João Baptista e sua mãe a Luísa/Luiza de Andrade.

Neste mesmo livro, algumas páginas antes, pág.36, há um outro nascimento. Nas testemunhas desse, consta um nome como do homem que João citava como sendo seu pai em todas as certidões brasileiras: João Cardoso (em anexo abaixo) - Cardoso/Cardozo foi o sobrenome que meu biso sempre usou e passou para os filhos no Brasil.

Caso seja o batismo de meu bisavô na primeira imagem, levanta-se a possibilidade de que seus pais não eram casados, e, por conta disso, foi registrado como filho de mãe solteira, mas não descarto a possibilidade de terem se casado depois. Penso que melhor seria encontrar um casamento tardio dos dois, ou o nascimento de algum irmão em que constem o nome de pai e mãe juntos, mas no arquivo de Viseu não tem os casamentos pós-1865 e os batismos pós 1887.

Estou aberto para sugestões e correções de percurso. Desde já, grato pela ajuda.

Comentários

• @Peddlpbr Vc poderia compartilhar aqui as certidões que vc disse dispor do seu bisavô, pois isso poderia, talvez, abrir alguma outra frente de busca para o caso.

• @Nairolasai estou incluindo as certidões que tenho ao todo desde que fiz o post.

Essa é de um suposto irmão dele que encontrei hoje, de nome Antonio. Batismo em 06/04/1875 e nascimento em 11/03/1875. Registro também da igreja de Pinheiros, concelho de Tabuaço, disponível no arquivo distrital de Viseu. (Página 90 da seção 1860-02-20 a 1876-11-10).

Abaixo consta a certidão religiosa de casamento e, depois, link para a certidão civil de casamento.

Certidão civil: Rio de Janeiro. Registros de casamento

Repara-se que na certidão religiosa o nome do pai consta João Cardoso Teixeira, e na civil, João Cardoso da Silva - sendo o segundo o mesmo nome que recentemente encontrei como sendo testemunha em alguns batismos feitos na igreja de pinheiros, não somente no da pág. 36 já citada no post inicial.

Deixo abaixo um outro batismo (04/10/1885) presente no mesmo livro em que consta o batizado de meu bisavô no qual encontrei um batismo que cita Luiza de Andrade, sua mãe, como madrinha, e também o João Cardoso da Silva como testemunha. (Página 60 da seção de 1877-01-29 a 1886-12-16).

João Cardozo da Silva ainda é citado neste livro nas páginas 36, 59 e 61. No livro onde consta o nascimento de Antonio ainda não encontrei, sigo procurando. E levanto algumas possibilidades:

(1) João Cardozo da Silva ter tido outro família, por isso não reconheceu João Baptista.

(2) João Cardozo da Silva foi um pai de criação para João Baptista, que por não querer colocar em seu casamento e no nascimento dos filhos que não tinha pai, colocou o de criação.

(3) Ainda considero a hipótese do casamento tardio de Luiza e João Cardozo da Silva, mas até agora não encontrei evidências nesse sentido.

Mais uma vez grato pela atenção de quem possa ajudar! 🙏

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.