Busca de informação e documentos BEIRA ALTA

Olá a todos,

Estou buscando o batismo ou nascimento do meu bisavô... Na certidão de nascimento do meu avô consta apenas que ele veio de Beira Alta e, nas dos outros filhos apenas menciona que ele era português. Ele se casou no Brasil com Elisa Boldrini em 12/01/21 com aproximadamente 23 anos. Nas certidões de inteiro teor do casamento, não menciona o lugar que vem apenas ele é natural de Portugal. Eu pedi a desabilitação do processo de casamento mas não tem nenhum documento.

As informações são:

Francisco GOUVEA, nascido aproximadamente em 1898, natural de Beira Alta, filho de Antonio Gouvea e Anna Maria de Assumpção, casou-se com Elisa Boldrini em 12/01/21 essa que passou-se a chamar Elisa Boldrini Gouvea com quem teve sete filhos; Bernardo, Pedro, Joaquim, Aurora, Waldemar, Vera e Maria. Ele faleceu antes de 1970, não sei quando foi mas na certidão de óbito da minha bisavó marca que ela era viúva. Não tenho a quem, perguntar na minha família além de não preservar documentos e informações; morremos cedo.

Portanto, solicito ajuda para que consiga enfim encontrar seus documentos.

Muito obrigada.

Comentários

• @Evelingouvea de onde vem a informação de que ele seria português? Uma irmã mais velha (Maria, de 1897) já nasceu no Brasil https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KJ9X-GW?view=index&action=view&cc=2177299&lang=pt

• @Evelingouvea Existe uma anotação no FamilySearch relativa ao casamento do Francisco, em 1921, com a Elisa Boldrini, que reforça o fato apontado acima pelo @AlanNogueira . No FS aparece que ele nasceu no Cambuci em São Paulo. Como o acesso ao dados deste cartório do Cambuci está bloqueado no FS, vc poderia fazer uma consulta ao mesmo (cartório) para ver se encontra a certidão de nascimento do Francisco.

Ver https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:X9TB-W2NL

• @AlanNogueira @Nairolasai @Evelingouvea

Sim, tem essa irmã Maria Gouvea de 24/07/1897, nascida na Liberdade, São Paulo/SP e uma outra de abril de 1928, Amélia Gouvea.

Pode ser também procurada a sua Certidão de Nascimento no mesmo cartório das outras irmãs no bairro da Liberdade em São Paulo/SP.

Segundo Registro Civil da Liberdade - São Paulo/SP.

Rua Tamandaré, 768 - Liberdade - São Paulo/SP

https://registroliberdade.com.br/

• Pelo que pude entender também o Cartório de Cambuci em SP- 12º Ofício de Registro Civil, teve sua instalação em 15/04/1907.

Portanto, o Francisco com nascimento em 1898, pode ter sido batizado na mesma Igreja de sua irmã Maria Gouvea (24/07/1897), na Paróquia da Sé em SP, segundo arquivo da Cúria Metropolitana de SP.

Ou na Paróquia de Cambucí-SP, acredito ser Paróquia Nossa Senhora da Conceição, da irmã Amélia Gouvea (05/08/1905), realizado no dia 15/04/1906, a data de abril de 1928, pode ser seu casamento.

O melhor então seria procurar na Cúria Metropolitana de SP ou mesmo direto em uma destas paróquias, o Assento de Batismo de Francisco Gouvea.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.