Fixação de sobrenome para português nascido em 1892.
Olá, pessoal. Poderiam me dar uma ajuda?
Estou entrando com o processo de Neto para o meu pai. Meu bisavô nasceu em 1892 quando se registrava apenas o primeiro nome em Portugal. Sem sobrenome em sua certidão de nascimento.
Mas, no Brasil, meu bisavô adotou o sobrenome do pai dele, que consta em todos os documentos daqui.
Meu bisavô casou-se com minha bisavó brasileira.
Ele foi o declarante do nascimento do meu avô.
E meu avô foi o declarante do nascimento do meu pai.
1) Por ele não ter sobrenome na certidão do arquivo distrital, mas ter adotado o sobrenome do pai dele e ter sido ele quem declarou o nascimento de meu avô, preciso ainda assim mandar algum documento de suporte para fixação do sobrenome ?
2) Caso positivo, li que não é necessário transcrever o casamento neste caso, apenas enviar a certidão de casamento ou de óbito do Português. Eu tenho tanto a Certidão de Casamento quanto o a Certidão de Óbito. Porém na certidão de óbito erraram a idade na qual ele faleceu (era 80 e colocaram 81 anos, 2 meses de diferença). Na certidão de óbito não consta o estado civil dele, apenas seu nome completo, nome do pai, nome da mãe, natural de Portugal, data, local e causa da morte. Qual seria melhor mandar ? A certidão de casamento ou a de óbito com esse pequeno erro de idade? Se eu mandar a certidão de casamento corre o risco de acabarem pedindo a transcrição do casamento?
Muito grato pela atenção e ajuda.