Dúvidas sobre Atribuição de Nacionalidade Portuguesa
Amigos, Bom Dia!
Sou advogado regularmente inscrito no Brasil e fiz o processo de atribuição de nacionalidade do meu pai (por ele ser cabeça dura e não querer contratar advogado em Portugal). Acontece que o pedido foi regularmente pago no consulado e desde meados de março de 2023 não tenho notícias do processo.
Estou desesperado procurando senha desde processo, visto que nas conservatórias eles expedem a senha, porém no consulado não conseguimos nem resposta por e-mail.
Não sei qual o tempo médio para o assento dele ficar pronto e chegar no brasil, porém já me disseram que pode chegar a incríveis 04 anos.
Estou na dúvida se agora faço minha nacionalidade por atribuição (neto) ou aguardo a dele sair para então dar entrada na minha atribuição como filho.
Alguém pode me ajudar com este assunto? - Alguém consegue contato do consulado de SP? sabe se eles informam senha para o processo? quanto tempo está demorando para o documento de assento chegar ao brasil?
Fico grato a quem puder me dar uma luz!
Att.
Pedro Fernandes.
Comentários
@Pedro_Fernandes
Sou advogado regularmente inscrito no Brasil e fiz o processo de atribuição de nacionalidade do meu pai (por ele ser cabeça dura e não querer contratar advogado em Portugal). Acontece que o pedido foi regularmente pago no consulado e desde meados de março de 2023 não tenho notícias do processo.
Você menciona que é advogado e que fez o processo do seu pai. Precisa logo de cara esclarecer aqui: você simplesmente coletou os documentos pra ele e o ajudou a preencher o formulário, ou você está atuando como advogado no processo do seu pai? Se você está atuando como advogado: o processo do seu pai será rejeitado, pois apenas advogados inscritos na Ordem dos Advogados de Portugal podem representar os requerentes.
Estou desesperado procurando senha desde processo, visto que nas conservatórias eles expedem a senha, porém no consulado não conseguimos nem resposta por e-mail.
Infelizmente, nos consulados o acompanhamento é bem ruim, e os prazos são bem mais longos. Não tem muito o que fazer, tem que ficar ligando, ligando, ligando, mandando email, mandando email, mandando email.
@eduardo_augusto
Obrigado por responder, Colega.
Eu sou Advogado regularmente inscrito no Brasil, esqueci de mencionar. O processo todo foi feito pelo consulado geral português no Brasil e, adicionalmente, não aconselho.
O atendimento é horrível, não há telefone para contato, não respondem e-mail, deixam Portugueses, filhos e netos a deriva.
@Pedro_Fernandes ,
O processo do seu pai não vai ter senha. Os pedidos que dão entrada pelo consulado não tem acompanhamento.