Ajudando meu irmão com o casamento da sua mãe

Olá pessoal,

Obrigado pela ajuda com meu processo há 9 meses, está tão perto e não posso esperar. Hoje, quero ajuda pelo caso do meu irmão. Nós dois vivemos ambos nos EUA.

Nós temos o mesmo pai mas não a mesma mãe. A sua mãe casou e divorciou-se do nosso pai antes de a minha mãe se casou com ele. Apesar desta cronologia, o casamento do mãe dele nunca foi registado em Portugal e o casamento da minha mãe assim foi. Quero dizer que agora o meu pai está casado com a minha mãe em Portugal e os EUA, mas o casamento entre nosso pai e a mãe do meu irmão nunca foi registado em Portugal.

Se percebi bem os requisitos de nacionalidade via 1C, é preciso provar que o pai português (se é o pai) foi na vida do filho que quer ser português, e uma maneira para fazer isto é registar o casamento ou ter ele como o declarante no certidão de nascimento (não acho que isto é o que aconteceu). Então tenho algumas perguntas sobre o que é preciso para ele a obter sua nacionalidade portuguesa.

1. É preciso registar o casamento da sua mãe?
  2. Se sim, como podemos fazer isto considerando que nosso pai é hoje casado com a minha mãe? Também, que significa para o registo do casamento entre o nosso pai e a minha mãe?
  3. Se não, há alternativas para provar que ele é o filho dum português que era na sua vida?
  4. Ele tem uma mulher que quer também obter nacionalidade portuguesa, e eles já tem mais de seis anos de casamento. Depois de resolver qualquer problema com o casamento da sua mãe, podem eles pedir nacionalidade ao mesmo tempo?
  5. Eles tem dois filhos e eles querem que os seus filhos ainda também obtêm nacionalidade portuguesa. Será preciso esperar ate o processo do pai ou da mãe termine para começar os processos dos filhos?

Compreendo se isso for confuso, e é a falta do meu pai que agora temos esta situação em que um casamento é registado e o outro não é. Para mim é ainda mais confuso que a gente no consulado de Portugal registaram o segundo casamento quando sabiam que há um outro que nunca era registado, pode ser porque o nosso encontro aconteceu dias antes do começo da pandemia em 2020 e eles esquecerem-se mas nunca saberemos inteiramente.

Apesar de tudo isso, agradecemos qualquer ajuda (ou dicas em como contactar um advogado se for preciso😭) neste assunto.

Comentários

• @joaquim2002 Primeiramente é essencial verificar quem foi o declarante do nascimento do seu irmão, se tiver sido o pai portugues, então creio que não terá maiores problemas. 1) é obrigação de todo portugues manter seu estado civil atualizado, maaas isso nem sempre é observado no processo de nacionalidade do filho do casal quando a perfilhação está comprovada; 2) È preciso pedir a transcrição do primeiro casamento e homologação do divorcio em Portugal, sendo que a homologação só pode ser feita por advogado portugues, minha sugestão é que contrate um para resolver os dois casos; a priori não tem "consequencia" alguma para o segundo casamento, que está vigente, é só a atualização dos fatos em portugal). 3) novamente a questão de quem foi o declarante, se tiver sido o portugues essa é a forma mais importante, a segunda o casamento transcrito... mas não adianta trabalhar com conjecturas, veja os fatos; 4) Não; a situação da mãe não tem nada a ver com a esposa. Ele precisa pedir como filho de portugues, e somente APÓS sair a nacionaldiade dele é que a esposa poderá pedir como cônjuge, não é possivel pedir isso junto e ainda que fosse não seria interessante pelo tempo (processo de conjuge demora pelo menos o triplo do processo de filho). 5) igualmente precisa esperar o processo dele (filho do portugues, pai das crianças) terminar para pedir a nacionalidade dos filhos, não precisa do processo da esposa finalizar, basta que seja filho de 1 portugues para ter direito. PRIMEIRO VERIFIQUE A CERTIDÃO DE NASCIMENTO DELE E VEJA QUEM É O DECLARANTE DO NASCIMENTO E SE O REGISTRO FOI FEITO NA MENORIDADE DELE (PREFERENCIALENTE ANTES DE 1 ANO DE VIDA).

• editado February 20

@AlanNogueira Obrigado pela sua resposta! Vamos verificar quem é o declarante. Para clarificar algumas coisas:

1. Em quais casos são não observados a obrigação do cidadão português de atualizar seu estado civil? Seria muito mais fácil no caso que o pai não é o declarante...
    2. Se o pai não é o declarante nem não podemos encontrar um advogado que o dinheiro permite nós a pagar, há qualquer outra maneira comprovar a filiação?
    3. Se precisamos fazer a rua do advogado e podemos obter um, queres dizer que devemos pedir-lhe que faça tanto a transcrição do primeiro casamento como a homologação do divorcio?
    4. Se eles querem estar Portugal por muito tempo depois do meu irmão tem sua nacionalidade mas antes da obtenção de nacionalidade da minha cunhada ou dos filhos, há visas relevantes com que eles podem estar lá juntos?
  • @joaquim2002

1-essa informação sobre o declarante e da data do registro é simples de você verificar, olhe na certidão de nascimento que tem tudo lá. Não adianta divagarmos em hipóteses vagas, olhe a situação do seu documento primeiro e depois avalie as possibilidades a partir daí, se formos falar de todas hipóteses de perfilhação da pra escrever um livro kkkk Mas fique tranquilo, sendo os pais casados antes do nascimento do filho a perfilhação está comprovada (mas pode demandar necessidade de transcrição do casamento estrangeiro…)

2-nao, mas não sofra antecipadamente, veja quem é o declarante; e se conforme que na pior hipótese talvez seja necessário transcrever casamento e homologar divórcio (essa parte com advogado)

3-veja bem, são 2 coisas que estão “faltando” no registro do seu pai, que só tem o segundo casamento transcrito. Falta a)transcrever o 1o casamento e B) homologar o divórcio. O passo “a” vc até poderia fazer sem advogado, mas como a pessoa já consta como casada é bastante provável que vc tenha dificuldades para fazer isso. O passo “B” vc obrigatoriamente tem que contratar advogado português para fazer. A sugestão é que ao contratar já peça a solução completa, homologação e transcrição… provavelmente deve custar o mesmo ou pouca coisa mais; mas pode tentar contratar só para o essencial e arriscar fazer sozinho a outra parte (neste caso que já tem um casamento eu pessoalmente contrataria)

4-desculpe mas eu entendo pouco ou quase nada de vistos, talvez algum outro colega aqui no fórum possa te ajudar

• @joaquim2002 ,

como o @AlanNogueira te orientou, a primeira coisa a fazer é checar na certidão de nascimento de seu irmão, quem foi ao cartório fazer o registro do nascimento dele.

Se foi o próprio pai que declarou o nascimento e se foi na menoridade, não é preciso a transcrição de casamento para o pedido de nacionalidade de seu irmão. Basta seguir o guia do link abaixo. Se não foi o pai que registrou o seu irmão, a transcrição será necessária. E não há problema algum em fazer esta transcrição diretamente através de uma conservatória (indico o CRC Porto) ou através de consulado nos EUA. Para a nacionalidade de seu irmão, não é necessária a homologação do divórcio de seu pai.

Resolvida a situação de seu irmão, a esposa dele tem que esperar que ele obtenha o assento de nascimento português e só depois disso ela e os filhos poderão solicitar a nacionalidade. Como eles já tem mais de 6 anos de casamento não haverá problema. E se eles estiverem em Portugal durante o processos de nacionalidade da esposa e filhos, eles podem o cartão de residência para familiares de cidadão português.

Você não mencionou sua mãe, se caso ela quiser pedir a cidadania portuguesa ai acredito que o divórcio precisará ser homologado, embora o segundo casamento já esteja transcrito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.