Filha Adotiva na menor idade
Olá, uma dúvida:
Minha mãe é portuguesa, e sou filha adotiva. Fui adotada na menor idade, ainda bebê.
Dei início ao meu processo de cidadania portuguesa como filha, sem saber da exigência de homologar essa sentença de adoção em Portugal.
Tem risco do meu processo cair em exigência? Ou pior, ser negado e eu perder o direito.
Meus documentos e certidões estão com a filiação em nome dos meus pais adotivos, tudo correto. Como eles sabem da procedência dessa adoção? Me ajudem. Agora fiquei preocupada.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Monica1
O pedido de nacionalidade para filho adotivo na menoridade é feito por um formulário específico (item 5 da lei de nacionalidade), diferente do formulário 1-C geralmente usado para filhos. Se a adoção for posterior a 1981 inclusive é gratuito. Mas creio que em todo caso precisará homologar a sentença em Portugal. Pelo inteiro teor do seu nascimento dá pra perceber a adoção pois deve mencionar que foi feito por ordem judicial… e provavelmente não deve ter assinatura dos seus pais, só do oficial ou escrevente do cartório…
Veja no site do IRN:
https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Foi-adotado-por-um-portugues
@Monica1 vc vai precisar homologar sim