Cidadania a mãe e neta de português. Mãe não casou com pai declarante
Olá, boa tarde! Pretendo tirar a cidadania da minha mãe filha de português (português declarante na certidão) e após tirar a minha, filha dela.
1- Minha questão é que quando chegar minha vez, meu pai foi o declarante na minha certidão de nascimento, mas meus pais nunca casaram, minha mãe casou apenas anos depois com meu padrasto. Então como meu pai foi o declarante e não se casaram como comprovar que sou filha da minha mãe para Portugal? Porque pelo que entendi geralmente transcrevem o casamento para que o filho comprove. Que documento junto? Pois acredito que não tenho documentos assinados por ela da menoridade.
2- Outra questão é se dará alguma divergência quando for tirar da minha mãe, pois na certidão de nascimento dela está com nome de solteira e no passaporte e RG nome de casada. E se ela tem que transcrever o casamento dela com meu padrasto antes de eu dar entrada na minha cidadania.
Muito obrigada!
Comentários
@karoline_cone
1- Minha questão é que quando chegar minha vez, meu pai foi o declarante na minha certidão de nascimento, mas meus pais nunca casaram, minha mãe casou apenas anos depois com meu padrasto. Então como meu pai foi o declarante e não se casaram como comprovar que sou filha da minha mãe para Portugal? Porque pelo que entendi geralmente transcrevem o casamento para que o filho comprove. Que documento junto? Pois acredito que não tenho documentos assinados por ela da menoridade.
Você nasceu antes ou depois de 1978?
2- Outra questão é se dará alguma divergência quando for tirar da minha mãe, pois na certidão de nascimento dela está com nome de solteira e no passaporte e RG nome de casada. E se ela tem que transcrever o casamento dela com meu padrasto antes de eu dar entrada na minha cidadania.
Estou assumindo que você é maior de idade (se não for, por favor avise pq o que vou informar muda): Quando você for dar entrada no seu pedido de cidadania como filha, o único documento de sua mãe que você vai apresentar é o assento de nascimento português, que será emitido com o nome de solteira (exatamente o que ela tinha quando nasceu) e que entendo era o mesmo nome que ela assinava quando você foi registrada, ou seja, os nomes que constam no RG ou passaporte dela são irrelevantes para o seu processo.
E se ela tem que transcrever o casamento dela com meu padrasto antes de eu dar entrada na minha cidadania.
Não é necessário, você não tem relação alguma com o casamento dela com seu padrasto. Dito isso, é importante sua mãe transcrever o casamento e atualizar o estado civil dela, assim que for possível, para deixar a documentação dela em dia em Portugal.
@ecoutinho oi, muito obrigada pelo retorno! Respondendo a primeira pergunta, nasci em 1996 e minha mãe em 1972. Meu pai que não casou com minha mãe foi meu declarante na certidão de nascimento. Minha certidão foi feita no mesmo mês que nasci. Será que precisará de uma declaração da minha mãe informando que sou sua filha e apostilar?
Quanto aos demais pontos, quando minha mãe tirar a dela não terá divergências no caso dela pela certidão de nascimento dela estar com nome de solteiro e o passaporte (documentos mais atualizado) estar com nome de casada?
Quanto a mim, será que pelos documentos da minha mãe estarem com sobrenomes diferentes eles podem acabar registrando o assento dela com nome de casada e eu ter problemas com isso já que na minha certidão o nome dela é o de solteira?