Certidão de nascimento por cópia reprográfica do avô (português) com apostilamento Haia

Bom dia!

Solicito, por favor, a ajuda quanto ao seguinte fato:

Minha esposa "abriu" o Processo de aquisição de nacionalidade por atribuição (nacionalidade pelo efeito da vontade), como neta de Português.

Nesse sentido, minha esposa recebeu a "Certidão narrativa de nascimento do avô Português - emitida e assinada pelo Arquivo Distrital do Porto", encaminhada pela Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas - Arquivo Distrital do Porto.

 Na supracitada Certidão, estou em dúvida quanto ao seguinte fato:

  1. Na parte do Nome Completo do Registrado: Consta apenas o primeiro Nome do avô da minha esposa, não colocaram o nome completo.


Já foram providenciados quase todos os documentos necessários para o envio ao Arquivo Distrital do Porto para análise, inclusive o "formulário 1-D".

Pergunto:

  1. Se a "ausência do nome completo do avó da minha esposa na supracitada Certidão pode prejudicar e/ou inviabilizar a análise do processo pelo Arquivo Distrital do Porto (que demora um lapso temporal considerável)?
  2. Como procedo se o nome completo do Registrado é necessário constar na ""Certidão narrativa de nascimento do avô Português".
  3. Se positivo, como procedo para contactar o Arquivo Distrital do Porto, para requerer a devida correção, se for o caso.

Complementando, a Certidão narrativa de nascimento do avô Português não requer o Apostilamento de Haia. Está correto este entendimento?

Desde já, agradeço pela ajuda deste prestigiado Fórum, que realiza um serviço de fundamental importância na disseminação de informações importantes e de muita utilidade.

Comentários

  • @mariasalfreitas

    1 - Todos os batismos dessa epoca eram feitos apenas com o primeiro nome. Na vida adulta a pessoa "escolhia" os sobrenomes que queria adotar e a partir dai usava o nome com os sobrenomes escolhidos, isso é conhecido como "fixação" do sobrenome. Não há nada que corrigir neste documento, pode enviar desta forma como todos enviam.

    2 - Apostilamento serve para dar validade internacional (fora do pais de emissao) a um documento. A certidão de batismo emitida pelo Arquivo Distrital é um documento português que será apresentado em uma repartição pública portuguesa, não é necessário apostilamento. Além disso o apostilamento só pode ser feito no pais de emissão do documento, ou seja, sendo este um documento portugues se você quisesse apostila-lo tera que faze-lo em Portugal, os cartórios brasileiros não apostilam documento estrangeiros (assim como orgãos estrangeiros também nao apostilam documentos brasileiros).

    3 - sugiro que siga a lista disponivel em "guias e informações uteis" aqui do forum, lá tem tudo explicado em relação a cada documento

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.