Notificaçao impossível de ler completa
Bom dia! Estou acompanhando o processo de atribuicao de nacionalidade portuguesa para minha mae que é neta de portugueses, chegou uma notifcaçao on line que nao é possível ler completa, parece que o texto está cortado à direita, como se a digitalizaçao nao tivesse sido feita corretamente.
Alguém já pasou por isto? Como posso resolver?
Creio que vou escrever a eles,
Se alguém passou por isto poderia me dizer algo?
Abraços
Márcia
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Bom dia
Estou cuidando do processo de atribuiçao de nacionalidade portuguesa para minha mae, que é neta de portugueses.
Em relaçao ao seu avo portugues, o registro em Portugal é de Alexandre, filho de Manoel Antonio Pedro e Theresa Maria de Melo. No Brasil, sua certidao de casamento e nascimento das filhas, consta como nome "Alexandre Antonio da Ribeira Mello".
A Conservatoria de Portugal solicita explicaçao sobre este sobrenome "da Ribeira" que consta nas certidoes no Brasil.
Segundo escutei na família, era uma modificaçao do nome quando chegavam no Brasil, e que se referia à regiao de onde vinha, próximo a um rio (da Ribeira).
Alguém sabe se respondo explicando a modificaçao do nome no Brasil e com que documentos posso fundamentar?
Grata desde já.
Márcia
@Marcia_Steffen
A Conservatoria de Portugal solicita explicaçao sobre este sobrenome "da Ribeira" que consta nas certidoes no Brasil. Segundo escutei na família, era uma modificaçao do nome quando chegavam no Brasil, e que se referia à regiao de onde vinha, próximo a um rio (da Ribeira).
Dificilmente tal justificativa será aceita se não vier acompanhada de outros elementos que indiquem que não se trata de mera invenção sua. Por exemplo, se ele tiver sido batizado em uma paróquia chamada "Ribeira", ou que tenha vindo para o Brasil em um navio chamado "Ribeira", ou algo assim. Simplesmente argumentar que "acrescentou o Ribeira porque veio de uma região que era próxima a um rio" - não vejo como aceitarem. Mas em último caso... se for o que você tem, vai ter que tentar com isso mesmo. Procure verificar os nomes dos avós, ou de outros parentes próximos. Pode ser que algum outro também tivesse adotado esse nome.
Alguém sabe se respondo explicando a modificaçao do nome no Brasil
Se você não responder, o processo será encerrado.
e com que documentos posso fundamentar?
Com os documentos que você encontrar, por óbvio. O problema é que dificilmente você vai encontrar um documento que explique diretamente a inclusão desse nome. Você precisa sacodir a árvore genealógica da família e ver se não cai um "Ribeira" de algum galho...
@Marcia_Steffen
Não tem nenhum dos avós dele (Alexandre) com sobrenome Ribeira no registro de nascimento em Portugal?
Um outra possível solução (caso não ache o 'Ribeira' em lugar nenhum - e depois de se certificar no mínimo uma dezena de vezes que não se trata de homônimo), seria retificar a certidão brasileira de Alexandre.
Que acha @eduardo_augusto ?
@Marcia_Steffen
Talvez esse José seja irmão do Alexandre.
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1921441
@LeoSantos
Não sei, honestamente não sei, se isso seria aceito pelo conservador.
O processo já está em exigência. Uma retificação dessa dificilmente poderia ser feita por via administrativa, teria que ser por via judicial. Depois de feita a retificação, envia para o conservador, que vai olhar para o documento e pensar, "eu pedi para explicarem o da Ribeira e o que fizeram foi tirar o nome da certidão. que suspeito!"
Eu acho que tem que dar uma boa olhada em todos os documentos, olhar também como ele assinava... não é algo para se tomar uma decisão muito apressada - por outro lado, também não é bom demorar muito, pois me parece que os conservadores estão sendo mais rigorosos com os prazos para resposta a exigências.
@Marcia_Steffen o ideal seria voce procurar mais documentos que justifiquem esse nome "Ribeira". O @Guilherme Moreira fez um otimo achado do passaporte de um irmão que também utilizava o mesmo sobrenome. Se nao encontrar nada, uma opção é argumentar que os filhos do casal passaram a usar esse sobrenome, anexando o passaporte do irmao como "prova", mas é algo bastante frágil. De todo modo ainda é bem melhor do que simplesmente contar a historia de que usava esse sobrenome por morar ao lado de um rio...
@Marcia_Steffen veja esse passaporte de Alexandre, onde consta que também usava o nome "Ribeira" https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1656704 . Peça certidão deste ato e anexe ao processo com uma pequena carta explicando que Alexandre utilizava o sobrenome Ribeira, conforme demonstra o passaporte "anexo".
A imagem vc encontra em https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1314165 imagem m0240.tif (passaporte n. 707 no meio da folha)
Não tive acesso ao batismo dele, mas compensa voce checar em qual localidade da freguesia de Alquerubim (concelho de Albergaria-a-Velha) ele nasceu. Um palpite é que seja na região próxima a divisa com o concelho de Águeda, se olhar no mapa verá que Alquerubim fazia divisa com a freguesia de Óis da Ribeira, local de onde ele ou a familia possam ser provenientes. A freguesia de Ois da Ribeira atualmente é extinta, tendo sido anexada a freguesia de Travassô, formando a União das Freguesias de Travassô e Ois da Ribeira.
Sim!!! @Guilherme Moreira É o irmão dele, inclusive consta o nome deste irmão na certidão de casamento de Alexandre e também no nascimento da filha.
Tendo este registro de passaporte em Aveiro, quer dizer que o nome nao foi modificado no Brasil? Que era o nome em Portugal? Porque o nome dos pais de ambos está correto. Seria ótimo, nao?
Como encontro o passaporte de Alexandre? Pelo que sei teriam vindo para o Brasil e, sim para Porto Alegre como diz o passaporte.
Obrigada a todos pelas respostas. Se puderem seguir ajudando, agradeço.
@LeoSantos @eduardo_augusto
Encontrei o passaporte de meu bisavô, com as alterações do nome!!
Registo de passaporte de Alexandre António Pedro, também conhecido por Alexandre António da Ribeira - Arquivo Distrital de Aveiro - DigitArq
Muito obrigada!!!
Suponho que este registro seja suficiente.
Se tiverem mais algo que devo fazer, agradeço!
@Guilherme Moreira
@LeoSantos
@eduardo_augusto
@Marcia_Steffen
Muito bem! Você consegue visualizar esse passaporte?
No seu lugar: eu pediria uma cópia desse passaporte (o processo será bastante similar ao de pedir uma certidão via CRAV, com todos os selos e carimbos que são pedidos para certidões usadas em processos de nacionalidade.
Assim que receber, confira se todos os nomes, datas e locais estão batendo direitinho.
Se sim, aí você vai juntar esse passaporte, com uma cartinha muito simples, explicando que as pessoas da família "adotaram" esse nome "da Ribeira", como evidenciado no passaporte.
Enquanto espera o documento chegar: escreva para o conservador e diga que já localizou o documento que justifica, porém precisa de tempo adicional para receber uma via certificada. mantenha comunicação com o conservador.
Claro que no fim, é o conservador que vai decidir, mas acho que agora você está no caminho certo!
@Marcia_Steffen
Encontrei mais alguma coisa, depois do jogo do Vasco coloco aqui. Rsrs
Sim! @AlanNogueira Muito obrigado! Havia encontrado o registro pelo mesmo sistema que me enviado o nome do irmão.
Só que no registro do passaporte dele, ele usa o "Ribeira" , mas nao usa o Melo como usava no Brasil. No Brasil, usava os sobrenomes como o irmao: "da Ribeira Mello". Entao, acho que a certidão dos dois irmaos vai ajudar.
Sobre a localidade, muito interessante, nao conhecia, faz todo sentido se fosse ao lado de Óis da Ribeira. Na certidao consta apenas "Paróquia Igreja de Anita Marinho o Alquerubim do Concelho D´Albergaria, diocese de Aveiro
Sim, consigo visualizar, @eduardo_augusto ! Conferi, os dados estão corretos.
Neste caso, vou pedir diretamente uma certidão, correto?
Sim, estou preocupada com os prazos, a notificação fala em 30 dias, prorrogável por mais 30 e ao final fala em seis meses e entao cancelamento do processo.
Então, havia pensado mesmo em fazer contato, respondendo ao e-mail e informando o que consegui até agora e ajustando prazos.
O email pelo qual vem a notificação é o contato do conservador, nao?
Desculpe tantas perguntas, quero fazer tudo o mais correto possível.
Muito obrigada pela ajuda.
Márcia
@Marcia_Steffen apenas uma duvida o casamento do Alexandre estava transcrito em Portugal?
Nao , nao estava transcrito. @PH86
O jogo do Vasco já terminou :) @Guilherme Moreira
Que encontraste?
@AlanNogueira
Nao sei a localidade, mas verifiquei a igreja onde ele foi batizado: é Igreja de Anita Marinho.
É próximo de Óis da Ribeira (na minha visão interessada kkk).
Penso em usar como um argumento mais.
Nomes toponímicos, se chama. Nomes que remetiam a localidades e que usavam para fazer os sobrenomes. Devem saber.
Açs. e obrigada.
Márcia
@Marcia_Steffen creio que o "da Ribeira" tenha relação com essa localidade mesmo, já que é relativamente perto. Quando lhe perguntei sobre o lugar do batismo não me referia a igreja, mas sim à subdivisão da freguesia onde ele morava (que em PT o termo "lugar" refere-se a uma subdivisão de uma freguesia, seria quase que uma "vila" daquela localidade). Há que se verificar também os locais onde nasceram os pais e os avós, se algum deles for dessa localidade então também há um bom argumento a justificar tal situação. Compartilhe a certidão de batismo para que possamos olhar esses pontos, são informações bastante sutis que as vezes podem passar despercebidas para quem não está tão habituado, mas com elas o pessoal aqui do forum pode tentar ajudar a descobrir algo mais.
@AlanNogueira
Sim, entendi o que disseste, mas nao conheço estas localidades.
Vou subir aqui a certidão. A certidão dos pais e avós é muito difícil porque a dele já de 1870. Estou fazendo este trâmite para minha mae que tem 94 anos :)
Obrigada pelos comentários.
@Marcia_Steffen essa informação para seu processo creio que nao influencie, mas é interessante para conhecer as origens de sua familia. Se observar no registro de batismo que enviou consta que Alexandre nasceu "no lugar de Paus, d´esta Freguezia", de onde também era natural o seu pai, sendo a mãe natural do lugar de "Fontes", também na mesma freguesia. Se olhar no google maps vai ver que o lugar de Paus fica mais ao "norte" da freguesia, enquanto a freguesia de Ois da Ribeira fica ao "Sul", então não é exatamente "na divisa" com a outra freguesia. Mas a distância é de apenas cerca de 8 km caminhando e talvez também houvesse acesso fluvial. Mas é quase certo que a familia tenha alguma relação com "Ois da Ribeira" (talvez tenham antepassados ou alguma propriedade naquela região) uma vez que este utilizava como sobrenome o toponímico "da Ribeira", uma vez que a região de Paus pelo menos no mapa nao aparecem riachos passando por lá, exceto o próprio Rio Vouga que também banha Ois da Ribeira (à jusante).
Outro tema que necessito muita ajuda é sobre os prazos :/
Na notificação de recebi, falava que o prazo era de 30 dias úteis para "suprir as deficiências apontadas", "acrescido da dilação de 30 dias úteis". (a dilação é automática?)
Ao final da mesma notificação, diz que "caso nao proceda ao solicitado no prazo de 6 meses, o pedido é declarado deserto". Outro prazo?
Com quem me comunico para esclarecer isto? O email vem do Instituto de Registros Notariais e nao é um email que se possa responder.
@Guilherme Moreira
@AlanNogueira
@eduardo_augusto
@AlanNogueira
Sobre as localidades, muito interessante o que relataste, eu nao sabia. Realmente, um aspecto interessante deste processo é conhecer mais a história de minha família.
Muito obrigada pelos comentários.
@AlanNogueira
@eduardo_augusto
@Guilherme Moreira
Tinha pedido ajuda sobre as questão dos prazos, mas já consegui contato. Escrevi ao email inicial que tinha da Conservatoria que encaminhou ao setor de atribuição.
Creio que agora está tudo bem encaminhado.
Obrigada.