Dúvidas formulário 1C

Boa tarde! Estou iniciando minha solicitação de cidadania, mas tem algumas coisas que ainda me deixam em dúvida:

1- Imprimi o formulário 1C modelo novo, assinei no campo que fica na pág. 3 e reconheci forma por autenticidade. É só isso mesmo? Pergunto pois as páginas 1 e 2 estão em outra folha sem nada do cartório e já li muitas coisas diferentes sobre esse assunto.

2- No Quadro 2 - Declarações, como vou mandar a cópia do assento do meu pai que recebi por email, só preciso marcar os campos "Pai Português" e "Sim", deixando o resto todo em branco mesmo? Não precisa preencher os dados do assento?

3- Essa parece bobeira, mas gostaria de ter a opinião de alguém mais experiente: o nome do meu pai é Sérgio, mas no assento português veio Sergio sem o acento agudo. Isso pode dar algum problema? Todos os documentos brasileiros estão com o acento.

Desde já agradeço!

Comentários

• @SergioM

Imprimi o formulário 1C modelo novo, assinei no campo que fica na pág. 3 e reconheci forma por autenticidade. É só isso mesmo? Pergunto pois as páginas 1 e 2 estão em outra folha sem nada do cartório e já li muitas coisas diferentes sobre esse assunto.

Volte no cartório, já levando um novo formulário por precaução. Apresente o formulário já assinado e peça para eles "juntarem" as folhas. Se não puderem fazer isso pois o documento já foi assinado, aí vc apresenta o formulário novo. Resumindo: cada cartório tem uma maneira de "juntar" documentos de múltiplas folhas. Alguns fazem uma dobra (geralmente no lado esquerdo superior), grampeiam e carimbam; outros grampeiam, colocam um selo e carimbam; outros apenas carimbam todas as folhas. Enfim, se o funcionário não souber, peça para perguntar para algum mais experiente. Se o cartório não fizer, vá em outro cartório. Não arrisque mandar do jeito que está, a menos que várias pessoas aqui no fórum digam que mandaram desse jeito e não tiveram problema.

No Quadro 2 - Declarações, como vou mandar a cópia do assento do meu pai que recebi por email, só preciso marcar os campos "Pai Português" e "Sim", deixando o resto todo em branco mesmo? Não precisa preencher os dados do assento?

Correto. Exatamente como está escrito nas instruções...

Essa parece bobeira, mas gostaria de ter a opinião de alguém mais experiente: o nome do meu pai é Sérgio, mas no assento português veio Sergio sem o acento agudo. Isso pode dar algum problema? Todos os documentos brasileiros estão com o acento.

Do ponto de vista do processo, via de regra não tem problema. Eles entendem que Sérgio = Sergio. Mas se para o seu pai o acento tem um "valor sentimental", peça para a conservatória retificar - sabendo que isso poderá causar algum atraso, já que a retificação pode levar entre algumas semanas e alguns meses. Apenas para explicar: na minha família tem uma pessoa cujo nome foi registrado "sem acento", mas normalmente é escrito "com acento" - ela manda refazerem tudo: "meus pais me deram o nome sem acento, e esse é o meu nome". Mas para outras pessoas, não faz diferença.

• @eduardo_augusto

Obrigado pelos esclarecimentos. Vou voltar no cartório então.

Quanto ao acento, fui conferir a certidão reprográfica do meu pai e descobri que ele foi registrado sem acento mesmo. Passou 77 anos sem saber disso, sempre escreveu com acento, tem documentos com e sem acento e nos meus documentos aparece sempre com acento. Como não faz diferença, vou deixar quieto.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.