Encontrar o batismo da minha bisavó

Sou nova no grupo, e estou iniciando a pesquisa para fazer a cidadania da minha avó, mas me deparei com várias dúvidas: 1- Consta na carteira de Registro de Estrangeiro expedida em 27/07/1973 - JERONYMA DOS SANTOS SILVA - Natural de PORTUGAL - Nascida maior de 21 anos - Filiação - JOÃO BERNARDO DOS SANTOS E MARIA CANDIDA DOS SANTOS. 2 - No casamento no Brasil, na 2ª Pretória Cível do Distrito Federal em 15/05/1915, consta o matrimônio com MANOEL EVANGELISTA DA SILVA e JERONYMA DOS SANTOS (29 anos), ou seja, nascida em 1886.

Nas minhas pesquisas somente encontrei um batismo na freguesia de Souselas em Coimbra de JERONIMA em 24/11/1883, que consta somente o nome da mãe MARIA CANDIDA (solteira).

Será que não encontrei a bisavó portuguesa correta? Existem essas divergências na idade entre 1883 e 1886 e está faltando o nome do pai também, pois todos os documentos do Brasil constam JERONYMA como filha de JOÃO BERNARDO DOS SANTOS E MARIA CANDIDA DOS SANTOS e no batismo somente consta o nome da mãe. De onde pode ter surgido o nome do pai?

Se alguém puder me ajudar, serei imensamente GRATA

Comentários

• @AlanNogueira @CarlosASP @Kleber Silva Aguiar

Já vi que aqui no Fórum vcs são "experts" no assunto, será que vcs conseguem me ajudar?

• editado February 11

@Vanvoli188 nao encontrei nenhuma informacao adicional. Até pode ser que o registro que voce encontrou seja o dela, afinal era bastante comum os portugueses remoçarem alguns anos ao chegar no Brasil. Tente pedir no arquivo nacional o prontuario do registro de estrangeiro dela, talvez tenha alguma informacao lá para verificar em qual lugar de Portugal ela nasceu, se tiver essa informacao lá pode ter ajudar a corroborar (ou nao) se esta com o registro certo ou te indicar onde buscar (lembrando que pode ter essa informacao ou nao no prontuario, só pedindo mesmo para ver...).

Se o batismo a que voce se refere em Souselas for este https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=34639&FileID=435383 imagem m008.tif é bastante note q a avo materna era Marianna dos Santos. Alternativamente procure por algum casamento posterior de Maria Candida e Joao Bernardo dos Santos nessa regiao que eventualmente possa ter ocorrido e legitimado essa Jeronima.

• @AlanNogueira ,

Muito obrigada pela presteza!

Como conseguir esse prontuário de Registro de Estrangeiro no Arquivo Nacional?

Foi exatamente esse batismo que encontrei,  https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=34639&FileID=435383, inclusive existem outros que possivelmente são irmãos da "JERONIMA" que foram batizados somente com o nome da mãe "MARIA CANDIDA".

Vou tentar achar algum casamento posterior de "MARIA CANDIDA E JOÃO BERNARDO DOS SANTOS". Será que este casamento ocorreu no Brasil ou ainda em Portugal?

• @Vanvoli188

Voce pode pedir atraves do modulo de atendimento a distancia do Arquivo Nacional https://consulta.an.gov.br/ . Já tem muito tempo que usei, na epoca levaram uns 3 meses para responder, se você for do Rio e conseguir ir la pessoalmente talvez consiga bem mais rapido... Pode ser que lhe cobrem uma pequena taxa de serviço, mas o valores deles nao sao altos.

O nome "Maria Candida" é extremamente comum, simplesmente uma "Maria Candida" ter uma filha "Jeronima" não quer dizer muita coisa, pode ser apenas uma coincidencia. O ideal é reunir mais elementos, como por exemplo identificar atraves de documentos qual a freguesia onde Jeronima nasceu: se for a mesma freguesia deste batismo, então aí haverá mais convicção de que se trata da mesma pessoa.

O eventual casamento posterior de Maria Candida e Joao Bernardo é apenas uma suposição, este pode nunca ter ocorrido, então fica dificil dizer onde procurar. Eu começaria em PT, na mesma freguesia do nascimento dessa Jeronima e talvez nas freguesias vizinhas a partir da data de nascimento dessa Jeronima do batismo.

Outra coisa que você pode ir atras é o casamento RELIGIOSO de Jeronima e Manoel Evangelista no Brasil. Deve ter ocorrido em data proxima a do casamento civil em alguma igreja da mesma região deste cartório. Há varios livros de casamento religiosos digitalizados no Family Search que você pode tentar folhear (nem todos estao indexados), os casamentos religiosos geralmente mencionam a freguesia onde os noivos foram batizados, ou seja, são uma ótima fonte.

Alguem colocou no FS a data do casamento deles: Casamento 15 de maio de 1915Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

• @AlanNogueira ,

Muito grata, vou tentar pedir ao meu pai para ir pessoalmente ao Arquivo Nacional

Em paralelo vou tentar achar o casamento religioso da Jeronima, pois o civil eu já localizei

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJY-65Y8?lang=pt

• editado February 12

@Vanvoli188 nao sei se observou mas este casamento foi na antiga 2a Pretoria Civel - Freguesias de Santa Rita e Ilha do Governador. Talvez essa informacao lhe ajude para buscar as igrejas mais proximas... no termo de casamento consta que Manoel morarava na Rua Visconde de Itaborahy 65 e Jeronima na Rua dos Benedictinos 29.todos endereços no centro, eu começaria pela propria igreja de Santa Rita e depois expandiria para as demais do centro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.