LEVAR contribuição do INSS do Brasil para Portugal
Olá, pessoal! Espero que todos estejam bem.
Sou brasileiro, moro no Brasil e tenho cidadania portuguesa. Gostaria de saber como posso transferir meus anos de contribuição ao INSS para Portugal.
Agradeço desde já pela ajuda. Forte abraço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Emerson_Pereira Pelo pouco que sei... o Brasil e o país " recebedor(se assim posso dizer)", precisam ter acordos/tratados de natureza previdenciária. Acho que Portugal e os EUA temos...
Agora... a forma com que é " transferida a contribuição " é que não sei a aplicação na prática.
Ideal seria consultar os órgãos do INSS e talvez até um advogado previdenciário!
@Emerson_Pereira
encontrei esse artigo na internet: Transferir tempo de contribuição do Brasil para Portugal - Euro Dicas
@Admin , não me recordo se é permitido citar outras fontes, caso não seja, poderia apagar a mensagem por favor?
@jpvecchi eu até fui em um posto do INSS aqui no município aonde moro...........mas o cara lá não sabia nada............e ele estava em um lugar que as pessoas vão pedir informações, de qualquer forma, muito obrigado
@jpvecchi , meu amigo, acabei de encontrar aki no google.......olha ae
Sim, Portugal e Brasil têm um acordo internacional de previdência social. O acordo foi assinado em 1995 e tem como objetivo melhorar a situação social dos cidadãos dos dois países.
O acordo aplica as legislações de ambos os países para a concessão de benefícios.
Benefícios previstos no acordo
Como solicitar os benefícios
Para solicitar os benefícios, é preciso apresentar os requerimentos no Centro Regional de Segurança Social (CRSS) do local de residência.
Requisitos para receber os benefícios
Para se beneficiar dos acordos, o trabalhador precisa estar em situação regular no país de acolhimento, mediante autorização de residência.
Transferência de aposentadoria
O INSS permite o recebimento de benefícios no exterior, incluindo aposentadorias, por meio de acordos internacionais entre Brasil e Portugal.
@jpvecchi , Bom meu amigo, desculpa mesmo............mas como faço para apagar a mensagem? Não vejo opção para apagar