Como preencher o novo formulário de transcrição de casamento de SP?

Tirei a cidadania de minha mãe, recebi por email o número de assento dela. Agora quero prosseguir com o meu processo, mas como sempre gera muitas dúvidas, venho ao fórum pedir ajuda

Creio que o primeiro passo que eu preciso para tirar a minha cidadania é transcrevendo o casamento de meus pais em Portugal. Eu tenho o link do formulário mas me gera ainda algumas dúvidas:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/images/form_casamto.pdf

1. Primeiro, "Local", seria esse o local que eu desejo realizar a transcrição ou o local que estou agora? Por exemplo, eu moro em São Paulo mas desejo que essa transcrição seja feita em Santos, porque li aqui no fórum que o processo lá esta mais rápido.
  2. Segundo, embora eu tenha o número de assento de minha mãe, nada nesse formulário pede essa informação, então quando eu preencher, tudo constará que minha mãe é brasileira, casando com um brasileiro no Brasil. Ou seja, como ligar minha mãe a Portugal sem o número de assento? Será que ualquer pessoa pode transcrever o casamento deles em Portugal?

Por último, o valor. Muito difícil encontrar o valor que devo pagar! Por fim encontrei um pdf de emolumentos:

https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#tabela-de-emolumentos-consulares-e-dados-banc%C3%A1rios-do-consulado (ao final da página tem o pdf)

Da lista, não há a opção que claramente indica "Transcrição de casamento", então qual seria a equivalente? Vendo aqui, imagino que seja essa "Casamento Simples" no valor de R$ 812, que é o que condiz com o valor de 120 euros que vi no fórum algumas vezes.

Creio que seja isso. Aí, depois de eu preencher isso dela, tirar as cópias cartoriais e tudo, eu envio tudo para o consulado de Santos e tendo a transcrição dela em mãos eu posso tirar a minha cidadania, correto? E as informações necessárias para preencher o 1C deverão provir tanto da certidão dela de casamento quanto ao número de assento dela?

Desde já fico grato pela ajuda!

Comentários

• @Guga_Campos

Por exemplo, eu moro em São Paulo mas desejo que essa transcrição seja feita em Santos, porque li aqui no fórum que o processo lá esta mais rápido.

Se você ler o que está escrito logo acima do campo verá que deve preencher com o local onde será feita a transcrição (no caso Santos, que para onde você vai mandar os documentos).

Segundo, embora eu tenha o número de assento de minha mãe, nada nesse formulário pede essa informação, então quando eu preencher, tudo constará que minha mãe é brasileira, casando com um brasileiro no Brasil. Ou seja, como ligar minha mãe a Portugal sem o número de assento? Será que ualquer pessoa pode transcrever o casamento deles em Portugal?

Tendo o nome, data e local de nascimento e nome dos pais, que são as informações solicitadas de ambos nubentes) eles conseguem identificar quem é o português e localizar o assento de nascimento. Apesar disso, eu recomendo que você solicite uma via do assento de sua mãe via civil online (guia abaixo), imprima uma cópia em casa e mande junto dos demais documentos.

Além disso, se você tem apenas o número do assento e nunca o conferiu, pode ser que tenha sido emitido com dados errados (recentemente temos visto até sexo errado em assentos emitidos via sistema do IRN). É altamente aconselhável que você peça uma cópia da certidão e confira se está tudo bem antes de pedir a transcrição.

Como solicitar certidões pelo civilonline

Por último, o valor. Muito difícil encontrar o valor que devo pagar! Por fim encontrei um pdf de emolumentos:

Será o equivalente a 120 euros, geralmente os consulados atualizam a cotação do euro uma vez por mês, mas será algo em torno dos R$800.

eu envio tudo para o consulado de Santos e tendo a transcrição dela em mãos eu posso tirar a minha cidadania, correto? E as informações necessárias para preencher o 1C deverão provir tanto da certidão dela de casamento quanto ao número de assento dela?

Para a sua cidadania, siga o guia abaixo. Tem tudo explicado.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

• @ecoutinho

Muuuuito obrigado!! Ajudou demais!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.