Processo de cidadania por neto
Olá a todos,
Gostaria de saber se com os documentos que possuo posso dar entrada no meu processo
Possuo os seguintes documentos:
- Registro de batismo e de casamento do português (Nascido em 1862)
- Registro de batismo, de casamento e de óbito do meu pai (Nascido em 1905)
- Minha certidão de Nascimento
Minha dúvida é a seguinte, já possuo quase todos os documentos que preciso e estão todos autenticados no cartório, só me falta a certidão de nascimento do meu pai. Pelo que entendi, a partir de 1888, todos os registros de nascimento deveriam ser feitos em cartórios de registro civil no Brasil, mas não estou conseguindo encontrar a dele. Seria possível dar entrada no processo com o registro de batismo e/ou de óbito dele?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@davi_alves
só pra ter certeza... se seu pai nasceu em 1905, e considerando que normalmente as pessoas tem filhos até os 40 anos... voce já está beirando os 80 anos, é isso mesmo?
e respondendo a sua pergunta: precisa da certidao de nascimento. a de batismo nao servirá.
@eduardo_augusto
Isso mesmo quase nos 80!
Entendi, muito obrigado pela informação
@davi_alves ,
Coloque os dados de seu pai aqui, nome, filiacão, data de nascimento, local de nascimento. Alguém pode ajudar a procurar ou te dar dicas de como encontrar. Como por exemplo, pedir no cartório o desarquivamento do processo de casamento e verificar a certidão de nascimento que ele apresentou para se casar.
@texaslady
Nome: Sinval Ferreira Marinho
Esposa: Elza da Costa Marinho
Filiação: Secundino Ferreira Marinho e Serafina Ferreira Pires
Data de nascimento: 1905
Local de Nascimento: Paraíba do Sul - Rio de Janeiro
Local de casamento: Três Rios - Rio de Janeiro
@AlanNogueira , @CarlosASP ,
vocês teriam alguma sugestão para o @davi_alves?
@davi_alves
Os únicos registros civis de nascimento que vi da família foi de uma irmã mais velha. Theresa.
Tem o registro de nascimento dela em 1892 em Paraíba do Sul, feito por um terceiro (Frutuoso Tavares de Almeida)
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D5TS-G77?lang=pt&i=150&cc=1582573
Esse Frutuoso parece que registrava os filhos de muitas pessoas nascidas nas fazendas da região. O Family Search erroneamente indexa muitos desses registros como se Frutuoso fosse o pai; achei vários assim (o mesmo aconteceu com um antepassado meu; no início eu achei que ele tinha vários filhos ilegítimos até eu entender o que se passava). Se quiser, pode buscar pelo nome dele no FS e olhar cada registro para ver quem são os pais verdadeiros do registrado. Olhe os registros antes e depois também, pois às vezes ele registrava mais de uma criança seguida. Pode ser que dê sorte de achar mais algum de sua família.
Possivelmente essa mesma Thereza fez um auto registro de nascimento no Rio de Janeiro em 1948:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VNT-8C2S?lang=pt
@davi_alves
Também não achei outros registros de nascimento dos irmãos, nem nos índices de registros civis de cidades vizinhas (Três Rios, Areal...).
Será que foram registrados no civil???
@CarlosASP
Nossa, não tinha reparado nisso!
Já tinha me deparado com esse registro de Theresa, mas não percebi o Frutuoso!
Muito obrigado, vou procurar mais sobre ele!
@CarlosASP @davi_alves interessante essa observação sobre Frutuoso. Olhei alguns registros e em comum observei que as crianças por ele declaradas (inclusive Thereza) nasceram na “Fazenda Santa Thereza, neste distrito”. Convém pesquisar onde ficava essa fazenda, já que essa região de Paraíba do Sul tinha/tem vários distritos que ao longo do tempo foram sendo criados/emancipados ou anecasos a cidades próximas…
Tavez seja essa http://www.institutocidadeviva.org.br/inventarios/sistema/wp-content/uploads/2009/11/14_santa-thereza_ps.pdf - no texto menciona que esta fazenda passou a se chamar Santa Teresa da Cachoeira para se diferenciar de outra fazenda de mesmo nome…