Buscar certidão de nascimento com mais de 100 anos
Prezadas e Prezados,
Estou tentando usar o formulário de Pedido de Certidão on-line (https://www.civilonline.mj.pt/) para verificar se existe a certidão de nascimento do meu avô.
Ele é brasileiro, mas queria ver se de repente os pais dele o registraram em Portugal.
Ocorre que ele nasceu em 1921, porém o sistema só aceita pesquisas até 100 anos ("O Campo Data de Nascimento deve ser igual ou inferior a 100 anos").
Alguém teria uma sugestão de onde eu posso buscar essa infromação?
Dados do meu avô:
nome: José Maria Dias Ferreira
nascimento: 27/07/1921
pais: Joaquim Dias Ferreira / Maria da Luz de Jesus (naturais de Liceia, Montemor-o-Velho)
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@itamar_cordeiro
Se for realmente arriscar pelo civilonline (vai custar 10 euros; na prática não tem devolução se não acharem), é só ler com calma o guia abaixo até o final. Essa questão dos 100 anos está explicada lá e a solução também:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Obrigado @CarlosASP
São as seguintes questões:
Preciso averbar o CASAMENTO e o OBITO do meu avô (filho de português, mas que não foi registrado como português) na certidão de nascimento dele?
É necessário averbar o CASAMENTO da minha mãe (neta de português e quem vai pleitear a cidadania) na certidão de NASCIMENTO dela?
@itamar_cordeiro
Sua mãe: como possivelmente ela mudou de nome ao casar, essa anotação vai comprovar a mudança de nome. Pois a certidão de nascimento dela vem com nome de solteira - que estaria diferente do documento atual que ela vai ter que mandar no processo de nacionalidade. Ver guia de netos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Seu avô: normalmente, homens não mudavam de nome ao casar, então essa questão é menos relevante.
Em todo caso, é sempre bom ter os documentos atualizados. Em teoria, os cartórios dos casamentos e do óbito deveriam ter comunicado ao cartório do nascimento sobre esses eventos. Na prática, nem sempre acontece.
Mas é um procedimento gratuito: você deve pedir ao cartório onde foi registrado cada casamento e óbito para fazer essa comunicação. Entre em contato com eles, pergunte quando tempo leva. Depois desse tempo, confira com os cartórios do nascimento se a anotação desses eventos já foi feita nos registros de nascimentos.
Vou deixar um link como exemplo, onde um cartório do Rio explica esses trâmites:
https://www.8rcpn.com.br/cgi-bin/8rcpn.dll/PubMnu1Anotacao