Dúvidas Preenchimento Formulário D1
Pessoal, boa noite. Tudo bem?
Estudei o Modelo 1D e o fórum, e estou com as seguintes dúvidas:
1. Preencher digitado ou à caneta?
2. Sendo o interessado que vai assinar, o campo 2 deve ser deixado em branco, correto?
3. No campo 5, deixo o NIF em branco?
4. Há dois campos para assinatura do declarante, assina-se em ambos?
5. A assinatura deve ter firma reconhecida em cartório por autenticidade, correto?
6. Os avós portugueses casaram-se em Portugal, tenho a digitalização do assento, devo imprimir e enviar junto, ou não há necessidade? A certidão de casamento da filha do português (que mudou de nome ao casar-se, o que está averbado no nascimento) não é necessária, correto?
7. O formulário pode ser enviado via correio para Lisboa ou, conforme instruções, "Balcões da Nacionalidade instalados no Arquivo Central do Porto e em algumas Conservatórias do Registo Civil (consultar: https://justica.gov.pt/Registos/Nacionalidade/Nacionalidade-portuguesa#Ondepedir)" Esse link encaminha ao processo online, vocês sabem onde há uma lista dessas conservatórias que recebem por correio e se há algum sítio oficial com o endereço do Porto?
Obrigado pela atenção e ajuda, espero que esse tópico ajude outras pessoas!
Comentários
@eduardogiugliano
Preencher digitado ou à caneta?
Tanto faz. Mas eu acho que devemos facilitar a vida do conservador. Digitado é mais fácil de ler.
Sendo o interessado que vai assinar, o campo 2 deve ser deixado em branco, correto?
Se você está chamando a seção "Dados do declarante (preencher apenas quando o impresso não seja assinado pelo interessado)" de campo 2, sim, deixe em branco.
No campo 5, deixo o NIF em branco?
Sim.
Há dois campos para assinatura do declarante, assina-se em ambos?
Apenas 1.
A assinatura deve ter firma reconhecida em cartório por autenticidade, correto?
Sim.
Os avós portugueses casaram-se em Portugal, tenho a digitalização do assento, devo imprimir e enviar junto, ou não há necessidade?
Não sei o que quer dizer com "digitalização do assento".
A certidão de casamento da filha do português (que mudou de nome ao casar-se, o que está averbado no nascimento) não é necessária, correto?
É necessária.
O formulário pode ser enviado via correio para Lisboa ou, conforme instruções, "Balcões da Nacionalidade instalados no Arquivo Central do Porto e em algumas Conservatórias do Registo Civil (consultar: https://justica.gov.pt/Registos/Nacionalidade/Nacionalidade-portuguesa#Ondepedir)" Esse link encaminha ao processo online, vocês sabem onde há uma lista dessas conservatórias que recebem por correio e se há algum sítio oficial com o endereço do Porto?
Deve enviar para a CRC Lisboa, o endereço está aqui: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Formulário 1D — Fórum Cidadania Portuguesa
@eduardo_augusto Muito obrigado pelas respostas e ajuda. Só uma questão: eu vi no fórum que muitos colegas estão enviando para o Porto, essa informação está como uma dica aqui no Guia, inclusive (Arquivo Central do Porto, Rua do Cunha, 404, 4200-250 Porto - Portugal). O despacho de 25/06/2024 foi revogado e agora só Lisboa está aceitando?