Assento de batismo em Madeira

Olá,

Eu consegui encontrar o registro de batismo do meu bisavô no arquivo de Madeira.

Eu tô na dúvida em que formato a certidão precisa estar pro processo de neto, se digital ou física e se é necessário informações adicionais.

Comentários

• @Pedro_Schuwenck

"As certidões dos registros de nascimento do avô ou avó (aquele que for português) são dispensáveis. Porém, desde que sejam indicados todos os elementos necessários para a localização do documento, que são o local de nascimento, a respetiva data e, se for do seu conhecimento. 

Assim, é importante saber qual é a Conservatória do Registo Civil portuguesa onde os mesmos se encontram arquivados, além do respetivo número e ano. Para facilitar a localização, é bom enviar uma cópia simples dessas certidões."

As certidões do filho e do neto é que precisam ser de inteiro teor e apostiladas.

As informações do arquivo que vc anexou já seriam suficientes, mas caso queira pode anexar a cópia simples do livro de registo da Madeira.

• @Pedro_Schuwenck @Nairolasai indicar os dados do registro e a conservatória com cópia simples funciona para registros civis (após 1911), os anteriores a essa data são de batismo e estão nos arquivos distritais é necessário apresentar certidão física original, sugiro que peça o documento físico no arquivo da Madeira para anexar ao seu processo

• Bom dia, quando fiz a cidadania da minha avó, meu bisavô também é da madeira, enviei apenas uma cópia simples. O processo caiu em exigência, a conservadora enviou um e-mail solicitando o envio do documento original em um prazo de 30 dias. Em contato com o ABM Madeira pelo e-mail certidoes.abm.srtc@madeira.gov.pt recebi a seguinte resposta ao solicitar o documento físico:

Caro(a) Utilizador(a),

Informamos que localizámos o seu registo solicitado, junto enviamos a cópia do registo e o orçamento relativo ao seu pedido de certidão.

Com o objetivo de desburocratizar e agilizar os processos de emissão de certidão, bem como encurtar os tempos de envio/receção dos documentos certificados por este Arquivo e seguindo as diretrizes da Direção Geral de Arquivos em consonância com a Diretiva Comunitária 1999/93/CE, de 13 de dezembro, este Arquivo adotou como resposta primordial aos pedidos de emissão de certidão a Certificação Digital. Nesse sentido, a certidão ora orçamentada refere-se a um documento que será certificado digitalmente e remetido on-line, via plataforma web. Informamos que os documentos certificados digitalmente fazem prova plena de acordo com o disposto do n.º 2, do art.º 3.º e nos artigos 5.º, 6.º e 7.º do Decreto-Lei 62/2003 de 3 de abril, não podendo ser repudiados por nenhuma instituição nacional, pública ou privada.

O que fiz após isso foi pagar pela via digital da certidão e enviar para a conservadora como resposta a exigência por e-mail o comprovante de pagamento, a certidão digital e o e-mail do abm madeira ratificando a validade do documento digital. Minhas comprovações foram aceitas e o processo foi aprovado.

Espero ter ajudado.

• @Pedro_Schuwenck

Apenas complementando, sugiro que você faça esse procedimento antes de enviar a documentação já com o e-mail de resposta do abm madeira etc. dessa forma evita que o processo caia em exigência.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.