Mês do nascimento e e preposição no sobrenome

Amigos, bom dia!

Identifiquei que na certidão de casamento do meu bisavô português o mês de nascimento dele está incorreto. Pois, na certidão de batismo consta a data de nascimento 07/01/1892 e na certidão de casamento está 07/12/1892. E o sobrenome do meu bisavô é Domingos Moreira da Gama e o filho dele (meu avô) é Wilson Moreira Gama, não aparece a preposição "da".

Gostaria de saber de vocês se essas divergências são passíveis de retificação ou se pode me dar algum problema para conseguir a cidadania?

Grata!

Comentários

• @Mariana_Gama_Porto

A data de nascimento precisa ser corrigida na certidão brasileira pois provavelmente será motivo de questionamento.

A supressão ou acréscimo de preposição ou outra partícula de ligação não faz diferença e pode ser ignorada.

• @ecoutinho Certo! Perdão pela minha ignorância, mas é muito complicado corrigir a certidão brasileira? Digo, se há necessidade de alguma ação judicial ou se precisa ir somente ao cartório e lá mesmo resolvo essa questão?

• editado January 31

@Mariana_Gama_Porto

Não é bicho de 7 cabeças. Converse com o cartório onde o casamento foi registrado. Lá eles vão explicar o procedimento.

Como não parece ser uma divergência muito cabeluda, provavelmente eles vão retificar por lá mesmo, depois de vc apresentar alguns documentos que eles vão te solicitar.

Entretanto há sim a chance de o cartório solicitar que o pedido de retificação seja feito judicialmente. Se pedirem, tente conversar com o tabelião (o “dono” do cartório) e não com o funcionário do balcão, explique a situação e tente conduzir a conversa como um pedido de ajuda. Se mesmo conversando eles insistirem que seja feita judicialmente, procure um advogado ou a defensoria pública. É mais demorado, mas sai do mesmo jeito.

• @ecoutinho Entrei em contato com o cartório em que foi registrado o casamento do meu bisavô e pelo que o funcionário me disse, realmente, é bem tranquilo para retificar a certidão.

Agradeço muito a orientação! ☺️

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.