Não sei qual distrito de Portugal meu antepassado nasceu
Olá, tenho o nome completo do avô, do bisavô e da bisavó da minha sogra que nasceu em Portugal, mas minha sogra só sabe que o seu avô nasceu em Portugal e veio com os pais deles de Navio, por favor, como consigo a certidão de nascimento dele?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Sandroaraujossa1974
Pode procurar por conta própria no site do Tombo: tombo.pt
Ou pode colocar as informações que você tem aqui e pedir para alguém te ajudar a encontrar.
Olá! @eduardo_augusto , obrigado pelo retorno, acabei esquecendo de colocar as informações que tenho, vou colocar agora.
Nome do Avô português: JOSÉ MACHADO
DATA DE NASCIMENTO: 22-03-1912
Nome do pai dele: ANTONIO MACHADO
NOME DA MÃE DELE: MARIA JOSÉ MACHADO
Obs: Ele veio com os pais de Navio, mas segundo a minha sogra ele contava que veio escondido no navio, pois não queria prestar o serviço militar em Portugal.
:
@Sandroaraujossa1974
são nomes extremamente comuns. você não tem nada sobre onde ele nasceu, ou sobre quando ele veio para o Brasil? Já olhou na certidão de casamento? Já pediu uma cópia do Registro de Estrangeiro? (se ele foi morar no RJ, é provável que esteja no Arquivo Nacional)
@Sandroaraujossa1974
Tem um Jose Machado em SP com a mesma filiação e data de nascimento. É o que casou com Dagmar Lobo?
Com nomes tão comuns, como explicado pelo colega, vai ter homônimos. É preciso outros dados, como com quem casou, em que estado morava etc.
Se for esse, o casamento com Dagmar diz que ele nasceu em SP capital:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSDC-TQXW-6?i=6&cc=2765317
@CarlosASP , isso mesmo, Dagmar lobo Machado, é a avô da minha sogra, minha sogra disse que não entende como consta que ele nasceu no Brasil, pois ele sempre falava dessa história que veio com os pais no navio, mas ele veio escondido por conta do alistamento militar em Portugal.
:
@eduardo_augusto, onde posso pedir cópia do registro de estrangeiro? Mas se ele veio escondido não vai constar, vou pesquisar no arquivo nacional, através dos nomes dos bisavós da minha sogra então.
@eduardo_augusto e @CarlosASP segundo a minha sogra, ele veio com 18 anos de Portugal com os pais, ele nasceu em 22-03-1912, ou seja eles chegaram no Brasil em 1930.
@Sandroaraujossa1974 sugiro que voce peça no cartorio do casamento o desarquivamento da habilitaçao de casamento deles (nao é a certidao, sao os documentos que a pessoa apresentou para casar). Com sorte pode ter algum documento que indique a real origem dele, mas tambem pode ter apenas uma declaracao assinada por ele e por testemunhas, o que era possivel nessa epoca. Quanto a historia de que veio clandestino etc isso parece mais uma daquelas muitas historias que nos contam nas nossas familias e que depois vemos com base nos documentos que nao sao realmente verdades. Pode até ser que seja portugues, mas o mais provavel é que sua origem seja a constante do documento de casamento. Esse caso do "clandestino" é um mito classico de genealogia, os casos de clandestinos sao tao raros no inicio do seculo XX quanto sao hoje... vou deixar um link de um otimo blog que explica esse caso: https://sites.google.com/view/brava-gente-brasileira/pesquisando/como-iniciar/7-mitos-geneal%C3%B3gicos veja o mito n. 6...
@AlanNogueira verdade, não tem sentido ter vindo escondido e na certidão de casamento constar nacionalidade brasileira, pior que minha sogra afirma que sempre ouviu dele essa história, obrigado
@eduardo_augusto @CarlosASP @AlanNogueira Muito Obrigado
@Sandroaraujossa1974 isso é muito comum... as historias ao longo do tempo vao mudando, seja pelo "telefone sem fio"entre as geracoes, seja para romantizar a historia... é muito mais "interessante" dizer que veio sozinho escondido no porão de um navio para outro continente fugindo de perseguições ou em busca de amor ou riqueza do que a realidade de quase todos nós, ser uma pessoa comum, nascida numa familia simples como todas as outras e que levou uma vida comum como a maioria dos mortais.
De todo modo te recomendo novamente buscar a habilitacao de casamento como coloquei no ultimo post, assim voce pode apurar a real historia. Tenha em mente que só pq um documento antigo diz que é brasileiro isso nao é verdade absoluta (apesar de ser um forte indicio). Erros também eram muito comuns....
@Sandroaraujossa1974
Assumindo que a pessoa veio para o Rio de Janeiro, como eu disse, o Arquivo Nacional tem vários registros.
Arquivo Nacional - Módulo de Atendimento a Distância
Crie um usuário e senha.
Entre no sistema.
Clique na opção "Solicitar"
Descreva o que está buscando, nesse caso, você vai dizer,
"Solicito o Prontuário de Registo de Estrangeiro de XXXXXX, nascido em xx/xx/xxxx, em xx/xx/xxxx, filho de YYYYYYYYYYYYYY e ZZZZZZZZZZZZZ. Após desembarcar no Brasil, residiu no município XXXX."
Clique em "Avançar"
Se eles localizarem o prontuário mas não estiver digitalizado, cobrarão uma pequena taxa (cerca de R$ 50) e após pagar você receberá um link para baixar o documento.
não é garantido que o prontuário traga informações úteis.
@AlanNogueira falei com a minha sogra ela morou um tempo com os avós, e esse avô contava para ela, essa história de vir escondido, mas vou fazer o que você sugeriu, o desarquivamento da habilitação, obrigado