Cópia autenticada identidade e nacionalidade filho morando em Londres
Oi pessoal!
obrigado pela admissão ao fórum, já aprendi muito aqui.
Meu pai recentemente tirou a cidadania portuguesa e agora é a minha vez. O problema é que eu moro em Londres.
Minhas perguntas:
(1) posso dar entrada aqui pelo consulado português em Londres ou preciso ir a Portugal? Qual seria mais “rápido”?
(2) a cópia autenticada da identidade. Pode ser passaporte ou precisa ser RG? Onde eu faço essa cópia autenticada? Bo consulado do Brasil ou de Portugal? Preciso apostilar em Haia também?
(3) esses são os documentos que eu tenho até agora:
certidão de nascimento reprográfica e apostilada em Haia.
certidão portuguesa do meu pai.
Estou esquecendo de alguma coisa?
Muito obrigado pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@diiiegoazevedo
Posso dar entrada aqui pelo consulado português em Londres ou preciso ir a Portugal? Qual seria mais “rápido”?
Manda pelo correio para a ACP-Porto.
a cópia autenticada da identidade. Pode ser passaporte ou precisa ser RG? Onde eu faço essa cópia autenticada? Bo consulado do Brasil ou de Portugal? Preciso apostilar em Haia também?
Pode ser passaporte. Deve agendar no Consulado Português mais próximo da sua localidade, levar o passaporte e pedir uma cópia legalizada. Eles vão tirar uma cópia , carimbar e grampear uma folha dizendo que o passaporte original foi apresentado. Tem a alternativa de procurar um notary public, mas se você estiver em Londres, acho que é mais simples ir no Consulado Português.
esses são os documentos que eu tenho até agora: certidão de nascimento reprográfica e apostilada em Haia. certidão portuguesa do meu pai. Estou esquecendo de alguma coisa?
Consulte a lista: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa
Uma coisa que você esqueceu: o formulário precisa ser assinado com firma reconhecida. você pode pedir esse reconhecimento quando for ao Consulado Português para fazer a cópia do passaporte. Já resolve as duas coisas ao mesmo tempo. Você vai assinar o formulário na frente do funcionário do consulado - não leve o documento assinado. E não deixe o documento lá, mesmo que o funcionário diga que pode. Poder, pode, mas o processamento via consulado não tem muita transparência.
Oi Eduardo! Muito obrigado pelas dicas! Já marquei pra ir no consulado português. Em breve vou ter tudo que preciso! Obrigado mesmo!
@diiiegoazevedo
boa sorte! depois volta aqui para dizer como foi o atendimento no Consulado e se conseguiu resolver tudo!
@eduardo_augusto me surgiu uma dúvida: vc disse pra eu enviar os documentos para ACP Porto. Mas parece que no site só tem a opção de mandar por correio pra Conservatória dos Registros Gerais em Lisboa. 😕 dá mesmo pra enviar pro ACP Porto? Você tem algum site com essas instruções?
@diiiegoazevedo
Um detalhe importante: você pode sim usar o passaporte brasileiro no lugar do RG, mas tem duas condições: ele precisa estar válido e deve constar a filiação. Passaportes emitidos em consulados brasileiros geralmente não tem filiação (geralmente só colocam se for de menor de idade ou se a pessoa pedir para incluir).
Se for o seu caso recomendo ir ao consulado brasileiro emitir um novo passaporte e pedir explicitamente para que conste a filiação, caso contrário a chance de uma exigência é razoável.
dá mesmo pra enviar pro ACP Porto? Você tem algum site com essas instruções?
Sim, dá. Fiz meu processo, de minha filha, de meu irmão e meus sobrinhos por lá. E a maioria das pessoas aqui do fórum também. O motivo é bem simples: na CRC Lisboa um processo de filho maior de idade leva 2 anos enquanto o ACP leva 1 ano.
O site do IRN é desatualizado e não passa as instruções completas. Lá só consta a CRC (e no formulário idem).
Se procurar aqui no fórum ou no Google vai encontrar um despacho do IRN dando ao ACP o status de extensão da CRC com as mesmas competencias para processos de nacionalidade, mas, sinceramente, acho mal investimento de tempo ficar procurando “onde está escrito” isso. Imagino que se vc se deu ao trabalho de se inscrever no fórum para pedir orientação é pq acredita que as pessoas aqui tem alguma experiência no assunto, certo?! 😉
@ecoutinho na verdade eu só estava mesmo querendo saber o endereço do ACP do Porto pra poder mandar 😅
sobre o passaporte, acho que dei sorte! O meu tem filiação!@eduardo_augusto