Não consigo entender o que está escrito na Certidão ( Ajuda )
Podem me ajudar a entender o que esta escrito nessa Certidão acima, por favor, não estou conseguindo entender.
Gostaria de saber onde Maria Rosa de Azevedo ( 1845) nasceu, pois,
Estou procurando a Certidão de nascimento de JOSÉ FERREIRA DA SILVA ( nascimento 1875) filho de
Maria Rosa de azevedo ( de Jesus), Coloquei de Jesus tb porque tem um certidão de Obito de sua Filha Deolinda Rosa de Jesus que seu nome consta Maria rosa de Jesus
Maria Rosa de Azevedo, filha de Antonio Ferreira e Miquelina Roza
OBS. José Ferreira da SIlva nasceu em 1875 no casamento de Maria rosa de azevedo com Apolinario josé da Silva.
Então, ainda não sei se José é filho de Apolinário José Da Silva
Passaporte de José Ferreira da Silva
Casamento de Jose ferreira da SIlva com Lucinda Rosa da Silva
Com essas informações, alguem poderia me ajudar?
Muito Obrigado
Comentários
@Rod Ferreira José é da freguesia de Cesar, Concelho de Oliveira d'Azemeis, Distrito de Aveiro. No casamento dele e no passaporte consta que era filho de Apolinario. Os livros estao online aqui: https://tombo.pt/f/oaz02
@AlanNogueira
Eu já procurei em Cesar no ano de 1875, mas não consigo encontrar.
Por isso estou com essa dúvida de onde José pode ser.
@Rod Ferreira
Nessa freguesia existem diversos assentos de batismo fora da data original. Se olhar o final do livro que consultou e for voltando vai encontrar muitos assentos de anos anteriores fora de ordem. Olhei o ano de 1902 que foi o ano de casamento e não encontrei.
Precisa olhar os livros a partir de 1874 e avançar até 1902. Acho que vai achar...
@Rod Ferreira
A certidão de óbito de José Ferreira da Silva é de 12/5/1943, ele com 65 anos, o que indicaria que ele nasceu em 1878/79
A certidão de nascimento de Maria Rosa de Azevedo, nascida em 14/9/1844 na Freguesia de Cesar, pode ser vista em
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1085745 microficha 48
@Nairolasai
A Ceridão de Obito diverge a data de nascimento com os outros documentos, que seria 1875.
Acha que eu devo procurar em Cesar mesmo?
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1085751
@Rod Ferreira
Acho que o caminho normal seria esse, procurar nas fichas de Cesar de 1875 até 1879 ou 80. Lembrar que antigamente os registros de batizados muitas vezes eram feitos muito tempo depois do nascimento, de modo que a busca deve ser feita sempre até alguns meses/ano mais na frente.
Para abrir as microfichas de Cesar clique na palavra Batismo à esquerda e não em ADAVR, senão aparece "informação não disponível".
@Guilherme Moreira
Entendi.
Pode esta em um livro de outro ano mas com a data de 1875.
Vou pesquisar todos.
Obrigado
@Rod Ferreira só uma dica por experiência própria. O português avô do meu avô se declarou 10 anos mais novo no Brasil, pensávamos que ela tinha nascido em 1855, quando na verdade ele tinha nascido em1845... é bom ver alguns anos antes e depois do ano de nascimento que você tem., porque antigamente os registros de óbito e , passaportes, etc, nem sempre eram precisos
@pbragam Verdade, No passaporte, ele é 3 anos mais novo.
Mas ta muito difícil achar o batismo dele.
Estou procurando em todos os anos e também nos casamentos e obitos.
achei esse batismo
Filho de apolinario José da SIlva e Maria Rosa de azevedo
Os avos paternos e maternos estão corretos, mas a data do nascimento '1879
mas o documento ta incompleto, não tem o inicio, onde consta o nome do José Ferreira da Silva
Por isso estou achando que é do irmão do José
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1085751
TIF - M0156
@Rod Ferreira
O início desse batismo está no m153.tif, Henrique.
@Rod Ferreira
O Guilherme está certo. Trata-se do registro Nº 17 correspondente ao Henrique. Pode ser irmão do José. Note que os nomes dos avós maternos, na tif 156, estão coincidindo com suas afirmações acima (Antonio Ferreira e Miquelina Roza), o que indica que a família realmente era de Cesar.
@Rod Ferreira
Adicionalmente, no registo de casamento dos pais do José, ocorrido em Cesar em 13/04/75, não consta nenhuma menção da existência de algum filho natural anterior ao casamento.
@Guilherme Moreira Exato, Estão aparecendo vários irmãos mas o José que seria o filho mais velho não apararece.
@Nairolasai Muito Boa Observação.
Então José seria filho de Apolinário e de Maria Rosa. Mesmo ele tendo 19 anos e ela 30 anos.
@Rod Ferreira tente procurar por registro de algum José batizado como “exposto” em César próx a essa data. Talvez ele tenha sido “adotado” por este casal… isso pode explicar a ausência de menção a ele no casamento… alternativamente pesquise também nas freguesias vizinhas E nas freguesias onde nasceram os pais dele…
@AlanNogueira
Eu pensei que o José Ferreira poderia ser somente filho de Maria Rosa de Azevedo ( 30 anos) e não filho de Apolinario José ( 19 anos). Porque também o casamento ocorreu no mesmo ano do nascimento 1875.
Mas que no futuro acabou o adotando.
Caso tenha acontecido isso, o batismo de José teria que vir com apenas a Maria mãe solteira. E poderia tambem ter sido realizada em outras freguesias.
Mas tem essa observação do @Nairolasai
"Adicionalmente, no registo de casamento dos pais do José, ocorrido em Cesar em 13/04/75, não consta nenhuma menção da existência de algum filho natural anterior ao casamento."
Maria Rosa poderia ter casado grávida de Apolinário por isso o casamento no mesmo de nascimento de José
@Rod Ferreira @AlanNogueira
Vou começar pela minha sugestão, depois ponho o raciocínio:
Pedir uma Pesquisa ao AD de Aveiro para o batismo de Jose:
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/oservices
Porém... Se você fizer um pedido "simples", vai receber uma resposta padrão dizendo algo do tipo: "os livros estão online, você pode buscar". Para evitar isso e mostrar que já fez o dever de casa, colocar nas observações do pedido os seguintes pontos.
Mencionar que já buscou no livro online cobrindo 1874-1875 e não encontrou;
Pedir para verificar também o "livro duplicado", visto que o livro de batismo online cobrindo 1875 e anos próximos está bastante desorganizado, com batismos fora de ordem e com batismos somente até junho de 1875, o que indica a possibilidade de estar incompleto.
Incluir os links para o casamento e passaporte de Jose Ferreira da Silva e que ambos indicam um batismo na freguesia de Cesar por volta de 1875.
Casamento (tif 025):
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1256059
Passaporte:
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1924155
Com isso, você mostra, através de dois documentos que estão no AD, que "teria" que existir um batismo de José nesse local e época.
Agora o contexto:
Os batismos, casamentos etc eram feitos em duplicata; há dois livros que, em teoria, deveriam ser idênticos. Na prática, erros acontecem e talvez só um deles pode ter a informação que você quer. Em geral, os ADs só colocam online um dos livros, mas, em muitos casos, eles também tem a versão física do outro. E podem ir lá olhar o conteúdo. É isso que que você tem que pedir.
Olhei o livro de 1875 e, como colegas já haviam mencionado, além das imagens dos batismos estarem fora de ordem cronológica e existirem alguns no fim do livro, também há anotações que mostram que, em português bem claro, o pároco fez uma bagunça completa e, possivelmente, perdeu alguns dos batismos.
Num exemplo extremo, há essa anotação aqui; ver tif 091:
Ela remete a um batismo de 1875 mas que está lançado no livro de 1887. Se for ler esse batismo, vai ver que em 1887 a pessoa teve que pedir uma espécie de "restauração" do batismo original. E, note que o batizado nasceu em outubro de 1875 (ou seja, no período que o livro online não cobre). Ver tif 015:
https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1086091
Como o José conseguiu conseguiu casar em 1902 e tirar um passaporte em 1906, com o seu batismo sendo mencionado, possivelmente ele poderia ter passado por um processo semelhante. Se foi isso mesmo, o dilema é saber onde e quando.
Outro tema: a possibilidade de José ter nascido ANTES do casamento dos pais (em abril de 1875) e depois ter sido legitimado pelo casamento. Nem sempre essa legitimação aparece explicitamente no assento de casamento dos pais.
José tem, ao menos, uma irmã mais velha, Rosalina, batizada apenas como filha de Maria em César em 1873, ver tif 067 e 068:
Nesse batismo dá para ver os avós maternos, mas fica realmente claro que é irmã ao ver o conjunto de registros da família dela já no BR. Ela também emigrou para o interior de SP e, nos registros de alguns filhos, o Apolinario aparece como avô materno (talvez não fosse o pai biológico, mas foi o que ela passou a mencionar). Ver na árvore:
https://www.familysearch.org/pt/tree/person/details/M9G4-D4G
Mais dados a considerar: o casamento de José ocorreu na freguesia de Nogueira da Regedoura, concelho de Santa Maria da Feira. E o casamento indica que ele morava na freguesia de Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia (já no distrito do Porto, mas é vizinha de Nogueira)
@Rod Ferreira ..Podem me ajudar a entender o que esta escrito nessa Certidão acima, por favor, não estou conseguindo entender..
coloca Chat GPT: vai ter uns erros mais vc tenta corrigir.. as letras em negrito com as interrogações (?) que eu coloquei 'e o q não consegue transcrever e eu tb não to entendendo. e acho q a transcrição dessas palavras pelo bot ta errada. Mas acho q alguém possa ajudar mais saber quais esses lugares...boa sorte!
. e filha ? de idade de trinta annos, solteira, tecedeira, natural
desta freguesia de Gorjão?, em mesma foi criada, moradora
no dito lugar de Méirós?, filha legítima de Antonio Ferrei-
ra e de Miquelina Mora, naturais desta freguesia, e
moradores, no mesmo lugar de Méirós?, os quais nubientes se
jreceberao por marido e mulher, e assim com benção em
matrimônio, procedendo então este acto conforme o
rito da Santa Madre Igreja Catholica. Forao
testemunhas presentes, que ao mesmo se por
prio ?, Theoliptico ? Antonio Francisco de Oliveira, desta freque-
sia, e José Bernado de Freitas, deste, lavrador, moradores no
logar do Méirós ?, desta freguesia. E para constar lavrei ende...
@CarlosASP
A Rosalina foi adicionada recentemente na Árvore da Família. Não tinhamos informações que José tinha uma irmã mais velha.
Enviei mais um pedido de pesquisa ao CRAV com todas a observações.
Na pesquisa encontrei batismos nos casamentos, tamanha a desorganização.
Espero que eles possam me ajudar agora.
@Rvasc
Já é muito complicado encontrar uma certidão, ainda mais com as caligrafias.
Obrigado pela ajuda
@Rod Ferreira @CarlosASP
No link https://genealogiafb.blogspot.com/2016/10/indice-de-registos-paroquiais-distrito.html podemos encontrar (descendo no texto) uma tabela que remete à planilhas excel, com índices de batismo (nome da criança, data, livro e folha do registro, pai e mãe) de várias freguesias do Aveiro. No Concelho de Oliveira de Azeméis - Freguesia de Cesar, encontramos a listagem dos batismos desde 1870 a 1885. Nessas planilhas podemos ver, nas abas dos respectivos anos de batismo, os nomes de todos os irmãos do José nascidos nesse período: Rosalina 1873 ( pai incógnito e mãe Maria solteira, como já apontou o @CarlosASP), Manoel 1881, Deolinda 1883 e Ermelinda 1885) Só não aparece o nascimento do José!!!
@Rod Ferreira para mim a teoria levantada pelo @CarlosASP é a que mais faz sentido diante de tudo que foi narrado. Como ele se casou em 1902 em Portugal e tirou passaporte em 1906, é provavel que proximo dessas datas (mais provavel ao redor de 1902) ele também tenha feito algum desses procedimentos de "restauração" de batismo, como o Carlos disse "não se sabe onde". Pode ter sido em Cesar (você teria que olhar todos os livros até o final, já que parecem estar bem desorganizados) ou pode ter sido em outros locais onde ele viveu.
O casamento em 1902 foi em Nogueira da Regedoura, concelho da Feira, onde pode também ter ocorrido essa restauração. No documento também foi mencionado que ele morava na freguesia de Grijó, concelho de Gaia, no Porto (mais é um possível local onde isso pode ter ocorrido)
Olhando o batismo do irmão Henrique da pra notar que o pai dele (Apolinário José) era natural da freguesia de Romariz, Concelho da Feira, de onde também eram os avós paternos... talvez por algum motivo José possa ter sido batizado na freguesia de nascimento do pai (outro lugar a buscar...). Há também a informação de que Apolinário José era soldado e servia na cidade do Porto, mas acho menos provavel que tenha batizado o filho por lá....