Como pedir o NIF?
mgsantiagox
Member
Oi pessoal, boa noite!
Meu Cartão do Cidadão foi emitido no Consulado de SP, portanto não tenho ainda um NIF. Alguém sabe como faço para pedir a emissão desse número? Sim, eu sei que precisa morar em Portugal, mas superado esse passo, o que devo fazer em seguida? Se alguém puder compartilhar a experiência, agradeço demais!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@mgsantiagox
Sim, eu sei que precisa morar em Portugal
não, você não sabe. ;-) O NIF pode existe para pessoas que residem no exterior. Você deverá receber em breve uma carta dizendo para designar um representante fiscal em Portugal. Mas se você não tem nenhuma atividade remunerada, nem bens, nem nada que te traga obrigações fiscais em Portugal, essa carta pode ser ignorada.
A princípio o cartão cidadão já é emitido com NIF. Você tem certeza de que não tem um NIF?
@eduardo_augusto o meu Cartão do Cidadão tem um X no lugar do NIF. Meu cartão foi emitido em 2021, portanto é o modelo antigo, não o novo.
@mgsantiagox
voce hj esta no brasil ou em portugal?
@eduardo_augusto eu moro no norte da Europa.
@mgsantiagox
Recapitulando:
Instrução para atribuição do NIF:
O link é esse aqui: acesso.gov.pt (precisa do cartão cidadão ou chave móvel digital)
Pelo que eu apurei, como cidadão português morando no exterior, você instrui o pedido com: (a) cópia do seu Cartão de Cidadão; (b) documento comprovando o endereço no exterior. O representante fiscal, pelo que entendi, não é necessário no seu caso. Mas se por algum motivo exigirem, devem te mandar as instruções.
Por favor depois volte aqui para dizer se deu certo e como foi a sua experiência.