Registro de casamento 2025

Boa tarde, sou filho de português. Meu pai é estrangeiro. Meus pais se casaram na Venezuela e depois se divorciaram, minha mãe, por motivo de saúde, não pode ir registrar o casamento no consulado de caracas. Moro no México e o consulado não me aceita registra el casamento. É possível um advogado registar-se em Portugal com uma autorização simples e digital sem necessidade de procuração no consulado mexicano?

Por favor me ajude, não sei o que fazer e estou desesperado.

Comentários

• @Juanvasquez1987

Boa tarde, sou filho de português. Meu pai é estrangeiro. Meus pais se casaram na Venezuela e depois se divorciaram, minha mãe, por motivo de saúde, não pode ir registrar o casamento no consulado de caracas. Moro no México e o consulado não me aceita registra el casamento. É possível um advogado registar-se em Portugal com uma autorização simples e digital sem necessidade de procuração no consulado mexicano?

Não sei se entendi a situação e nem o que você pretende fazer. Primeiro, uma dica. É sempre mais fácil quando você coloca nomes. Então vou chamar o seu pai de "João" e a sua mãe de "Maria". Outra coisa: quando você diz "consulado mexicano", isso quer dizer um Consulado do México em outro país. Mas é isso que você quer dizer?

Vamos tentar construir a história aqui:

Seu pai, João, nasceu em Portugal e em algum momento se mudou para a Venezuela. Lá, conheceu a Maria e se casaram perante a autoridade venezuelana. Eles não levaram a certidão de casamento no Consulado Português em Caracas para fazer a transcrição. Algum tempo depois, ainda morando na Venezuela, seus pais se divorciaram. Esse divórcio também nunca foi oficialmente registrado em Portugal.

Minha sugestão para fazer a transcrição do casamento:

1) Obtenha, junto à autoridade venezuelana correspondente, uma via apostilada da certidão de nascimento da sua mãe;

2) Obtenha, junto à autoridade venezuelana correspondente, uma via apostilada da certidão de casamento da sua mãe com seu pai;

3) Obtenha, via Civil Online, uma cópia da certidão de nascimento do seu pai (Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa)

4) Preencher um formulário de solicitação de transcrição de casamento leia todas as mensagens nesse tópico: Transcrição de Casamento - Atualizada [13/05/2021] — Fórum Cidadania Portuguesa, logo na primeira página há um modelo de formulário;

5) Você mesmo pode levar esse formulário ao Consulado Português mais próximo de você aí no México. Assine o formulário e peça para o funcionário validar a assinatura;

6) Ainda no consulado, peça uma cópia certificada do seu documento de identidade, onde apareça o nome dos seus pais - isso é importante para provar que você é parte legítima para pedir a transcrição;

6.1) Mostre todos os documentos (1 a 6) ao funcionário do consulado e confirme que eles realmente não aceitam fazer a transcrição. Se eles aceitarem, ótimo, você entrega os documentos. Se não aceitarem, siga para o passo 7;

7) Junte todos os documentos de 1 a 6, coloque em um envelope e envie para a CRC Porto, onde será feita a transcrição. Você receberá um e-mail com as instruções de pagamento e depois receberá um aviso de que está concluído.

Com isso, o casamento dos seus pais estará registrado em Portugal.

Para fazer o registro do divórcio:

1) Você precisa de um advogado no México, que tenha autorização para trabalhar como advogado em Portugal;

ou

2) Contrate um advogado português que esteja em Portugal;

O registro do divórcio só pode ser feito por advogado.

Opção:

1) Contrate um advogado (no México com autorização para trabalhar em Portugal, ou diretamente um advogado Português) para fazer a transcrição de casamento e o divórcio.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.