Erro na certidão de nascimento portuguesa
Prezados,
Bom dia! Estou com uma pequena dúvida.
Um membro da minha família adquiriu a cidadania portuguesa em 2022 e, agora, quando foi solicitar a certidão de nascimento portuguesa para dar entrada na cidadania do marido, percebeu que o nome da avó - que já não é mais viva - está com uma letra a mais que não existe.
Gostaria de saber como podemos corrigir esse erro? E se vale a pena corrigi-lo? O nome da avó na certidão brasileira está correto, é somente na portuguesa mesmo que devem ter digitado errado e incluído essa letra.
Muito obrigada a todos!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@JuliaF tente fazer dessa forma Correção de Assento de Nascimento feito com erro - Guia prático
Oi, @JuliaF.
Aconteceu a mesma coisa comigo e comecei a tentar resolver meu problema seguindo esse guia prático que o @AlanNogueira postou acima. Depois desse primeiro passo, as coisas foram um pouco diferente para mim:
Ao notar o erro, fui primeiramente encaminhada pelo civil online ao CRC de Montemor, que, por sua vez, me encaminhou ao rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt. Como já li várias postagens por aqui, diariamente mandava o e-mail com o pedido da retificação para vários lugares (e não só para o e-mail de retificações): enviei para 4 emails:
Programava o e-mail no dia anterior para ser enviado no início do trabalho no dia seguinte do horário de Portugal. Importante dizer que eu sempre acentuava o caráter de urgência da retificação, colocava isso até no assunto do email. Disse que o consulado não estava me autorizando a fazer meu CC sem a retificação - o que é verdade, o que constatei ao ligar para o consulado do Rio.
Hoje, 20min depois do envio do meu email programado, a senhora Carla Ribeiro pelo arquivocentral.porto@irn.mj.pt me respondeu dizendo que a retificação tinha sido feita. Entrei no civil online e não havia sido feita. Ao ser questionada, ela, em um novo e-mail me disse que eu deveria pagar 10 euros novamente e pedir uma nova senha de acesso no civil online. Como me recusava a gastar mais dinheiro, enviei e-mail para o civil online perguntando sobre os próximos passos e eles me indicaram retornar para o email de montemor para que eles averbassem a retificação. Pessoal do CRC de Montemor respondeu e resolveu muito rápido o problema. Chequei usando a mesma senha no civil online.
A chave é enviar e-mail todo dia, para vários órgãos responsável, não apenas o que me falaram.
Ou seja, ficou tudo por minha conta e a solução veio por vias que não foram as indicadas pelos profissionais. Uma confusão danada.