Dúvida sobre protocolo do pedido de nacionalidade portuguesa para netos no Porto
Olá, pessoal!
Estarei viajando para o Porto em março e estou reunindo os documentos necessários para a atribuição de nacionalidade para netos (Formulário 1D), conforme indicado aqui: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
Gostaria de saber se seria aconselhável aproveitar a viagem e protocolar o pedido pessoalmente no Arquivo Central do Porto, ou se é mais prático e seguro enviá-lo por Correios/DHL.
Agradeço desde já qualquer orientação ou experiência que possam compartilhar!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@danielmcorrea Poder, você pode... porém não é nada vantajoso.
As conservatórias são lotadas, você precisa chegar muito cedo e pegar uma senha para ser atendido, provavelmente irá perder um dia inteiro em PT só para fazer isso (existem muitas prioridades, retornos, advogado e solicitadores que passam na frente, etc...)]
Se mandar pelos correios ou DHL, o pedido chegará lá antes, portanto entrará na fila antes, e não perderás seu tempo com burocracia.
@danielmcorrea
Gostaria de saber se seria aconselhável aproveitar a viagem e protocolar o pedido pessoalmente no Arquivo Central do Porto, ou se é mais prático e seguro enviá-lo por Correios/DHL.
As vantagens de entregar pessoalmente: o funcionário do balcao já verifica se todos os documentos foram apresentados, e já te entrega o número de protocolo. Importante: o funcionário do balcao não vai analisar os documentos, ele vai apenas verificar se está tudo lá. Se estiver faltando algo, o funcionario nao protocola o pedido e voce volta de maos vazias.
As desvantagens: vai passar um tempão na fila, que poderia ser melhor aproveitado passeando (ou fazendo outra coisa, dependendo do objetivo da sua viagem), corre o risco de ser mal atendido (simpatia não é garantida no balcao).
Em termos de prazo de processo, nao faz diferença. Processos entregues pessoalmente tramitam no mesmo prazo dos processos entregues via correio.