Certidões de batismo saqueadas
Boa noite, amigos!
Estou ainda no processo de busca da certidão de batismo/nascimento do meu bisavô. Tenho muitas informações, chegou bem próximo de conseguir, mas levei um banho de água fria.
Meu bisavô casou e faleceu aqui no Brasil, consegui as certidões de casamento e óbito. Na igreja em que ele casou, consta a informação da paróquia em que ele foi batizado, Paróquia São João da Madeira, Diocese do Porto. Acessei o acervo do arquivo distrital e li criteriosamente os livros de batismo do período de 1892 à 1910 e não encontrei nada. Detalhe, eu sei a a data de nascimento dele (07/12/1892).
Não satisfeita, enviei um e-mail para a diocese do Porto e me responderam o que eu já sabia, toda documentação paroquial desse período encontra-se no arquivo distrital. E a diocese me deu uma informação que me deixou sem muita esperança, disseram que documentos paroquiais foram saqueados na primeira República em Portugal.
A minha pergunta é: Alguém aqui conseguiu encontrar a certidão de batismo/nascimento do período mencionado, sem ser no arquivo distrital?
Atenciosamente,
Mariana Gama
Comentários
@Mariana_Gama_Porto
Qual a fonte que tem para a data de nascimento dele?
Muitas vezes, as datas de nascimento em documentos BR não correspondem à realidade em PT.
Era muito comum os PT "rejuvenescerem" alguns anos ao chegarem no BR. Esse hábito de diminuir a idade não vem de hoje :-)
Outras vezes era pura confusão, pois muita gente era analfabeta e não tinha a menor ideia do que estava escrito em seus próprios documentos,
Muita gente acha os batismos do antepassado PT olhando os arquivos de antes da data de nascimento que tinha.
Você se refere à paroquia de São Joao da Madeira, no concelho de mesmo nome, no distrito de Aveiro? Se for, o AD tem sim todos os livros cobrindo as décadas que interessam. Essa coisa de "saquear" ou não se torna irrelevante:
https://tombo.pt/f/sjm01
Os livros de batismo eram feitos em duplicata. Mesmo que um deles tenha se perdido por um suposto saque ou outro motivo, nesse caso, o AD tem um deles - que tem valor legal para fins de cidadania.
Em uns poucos e infelizes casos, o pároco no BR colocou a freguesia errada no casamento. Em geral se descobre isso olhando os registros de irmãos, pais etc e se acaba vendo em que outras freguesias as pessoas da família tinham nascido, casado etc.
@Mariana_Gama_Porto
Acredito que se informar o nome e filiação do seu bisavô, alguém aqui no fórum consiga encontrar.
Bom dia, @CarlosASP
Eu descobri a data de nascimento a partir da certidão de casamento do meu bisavô.
Entendo que realmente naquela época as datas sofriam alterações ou até mesmo outros tipos de informações eram alteradas. Pelo cálculo do ano em que ele se casou, ele já estava com 33 anos e morreu com 77 anos, em 1969; acredito que ele não deve ter "mentido" a idade, até porque para os padrões da época ele casou "tarde" e morreu um ancião.
O que me intriga é o fato da paróquia que foi mencionada no registro de casamento, talvez ele possa ter passado a informação equivocada.
Agora eu estou em contato com as Docas, empresa portuária aqui de Santos-Sp, em que ele trabalhou a vida toda e rezar para que ele tenha começado a trabalhar lá solteiro, pois aí seria possível ter a certidão de batismo/nascimento dele, agora se ele entrou na empresa casado, só terá a certidão de casamento. Enfim, a caminhada vai ser longa, mas ainda tenho esperança de conseguir.
@Mariana_Gama_Porto coloque os dados dele, o pessoal aqui no fórum sempre ajuda a encontrar, muitas vezes de forma bem rápida
Olá amigos, boa tarde!
Estou na busca pela certidão de batismo/nascimento do meu bisavô, abaixo deixarei as informações que possuo, se alguém souber de alguma coisa, me avisem, por favor.
Nome: Domingos Moreira da Gama
Data de nascimento: 07/12/1892 (essa é a data que aparece na certidão de casamento dele)
Local de nascimento: Porto, Portugal
Pai: Manoel Moreira da Gama
Mãe: Ludovina Martins de Castro
Irmão: Antônio Moreira da Gama
Como ele casou aqui no Brasil e a minha família sabia a igreja em que ele casou, eu entrei em contato com a igreja em questão e consta no registro de casamento que ele foi batizado na Paróquia da Madeira - Diocese do Porto. Em uma rápida pesquisa no site da Diocese do Porto encontrei a Paróquia São João da Madeira, eu acredito que seja essa.
Já consultei o acervo do arquivo distrital de Aveiro, onde estão os livros de batismo da referida paróquia e não encontrei nada.
Ainda tenho esperança de encontrar! Qualquer ajuda é bem vinda! Obrigada!
@Guilherme Moreira vou fazer isso. Muito obrigada!
@Mariana_Gama_Porto
Aqui está. A data e o local estavam errados. Ver tif 003:
https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=467879
Freguesia de Melres, concelho de Gondomar, distrito do Porto.
Bom dia, @CarlosASP
Eu descobri a data de nascimento a partir da certidão de casamento do meu bisavô.
Entendo que realmente naquela época as datas sofriam alterações ou até mesmo outros tipos de informações eram alteradas. Pelo cálculo do ano em que ele se casou, ele já estava com 33 anos e morreu com 77 anos, em 1969; acredito que ele não deve ter "mentido" a idade, até porque para os padrões da época ele casou "tarde" e morreu um ancião.
O que me intriga é o fato da paróquia que foi mencionada no registro de casamento, talvez ele possa ter passado a informação equivocada.
Agora eu estou em contato com as Docas, empresa portuária aqui de Santos-Sp, em que ele trabalhou a vida toda e rezar para que ele tenha começado a trabalhar lá solteiro, pois aí seria possível ter a certidão de batismo/nascimento dele, agora se ele entrou na empresa casado,
@CarlosASP EU NÃO ESTOU ACREDITANDO!!!
Carlos, como você encontrou???
Muitíssimo obrigada!!!
Não sei nem como te agradecer!
Muito muito obrigada!
@Mariana_Gama_Porto existem alguns usuários aqui so fórum que são verdadeiros 'ninjas' na busca genealógica. Silenciosamente, eles vão lá e conseguem o que muitos achavam impossível. O @CarlosASP é um desses. Existem outros. Só temos que agradecer mesmo por tanta ajuda.
@Mariana_Gama_Porto
De nada!
Como dito antes, foi achado procurando por onde os irmãos tinham sido batizados. E, no fim, era no mesmo lugar.
@CarlosASP 👏🏽