Dúvida sobre envio de processo de nacionalidade portuguesa pelos correios

Estou dando entrada no meu processo de nacionalidade portuguesa por atribuição, pois minha mãe é portuguesa e o casamento dela já está transcrito em Portugal. Já reuni todos os documentos necessários, mas fiquei com dúvida sobre como proceder exatamente para enviar o processo pelos correios.

Gostaria de saber:

1. Posso enviar para qualquer conservatória que tenha balcão de nacionalidade ou há alguma recomendada para esses casos?
  2. Eles ainda enviam o código para acompanhar o processo pela internet depois do envio?

Agradeço muito se alguém puder compartilhar as instruções detalhadas ou suas experiências com o envio pelos correios.

Obrigado!

Comentários

• @RafaelM

Posso enviar para qualquer conservatória que tenha balcão de nacionalidade ou há alguma recomendada para esses casos?

Poder pode, mas recomendo seguir as orientações do guia abaixo e mandar para o Arquivo Central do Porto (ACP)

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Eles ainda enviam o código para acompanhar o processo pela internet depois do envio?

Se mandar por correio para uma conservatória, sim. Se entrar via consulado aí não tem como acompanhar (além de demorar aproximadamente o dobro do tempo).

Agradeço muito se alguém puder compartilhar as instruções detalhadas ou suas experiências com o envio pelos correios.

Está tudo explicado no link que coloquei acima.

Boa sorte

• Complemento à minha dúvida anterior:

Pesquisando aqui no fórum, vi que muitas pessoas recomendam enviar o processo para o Arquivo Central do Porto (ACP). Gostaria de confirmar se esse é realmente o local correto para enviar o pedido no meu caso. Também fiquei com dúvida se é necessário enviar um e-mail antes para avisar que o processo será encaminhado ou se basta enviar diretamente pelos correios. Outra questão é sobre o pagamento da taxa: deve ser feito junto ao envio do processo ou eles enviam as instruções para pagamento depois que recebem os documentos? Se alguém puder esclarecer ou compartilhar como foi sua experiência, seria de grande ajuda.

• @ecoutinho agradeço a sua resposta, me ajudou muito!

Se puder tirar somente essas duvidas finais agradeço!!

Vou enviar então para o Arquivo Central do Porto (ACP). Também fiquei com dúvida se é necessário enviar um e-mail antes para avisar que o processo será encaminhado ou se basta enviar diretamente pelos correios. Outra questão é sobre o pagamento da taxa: deve ser feito junto ao envio do processo ou eles enviam as instruções para pagamento depois que recebem os documentos? Se alguém puder esclarecer ou compartilhar como foi sua experiência, seria de grande ajuda.

• Nesta parte do docomento 1C o que eu coloco, eu efetuarei o pagamento utilizando "https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C" o link de pagamento deles

• @RafaelM aim, o Arquivo Central do Porto é a melhor opção para envio.

Não precisa avisar nada, faça o envio com rastreio, assim saberá quando foi recebido, eles estão acostumados a receber esses pedidos.

A taxa deve ser paga antes de enviar o processo, de preferência utilizando o formulário que eles encaminharão com o código de pagamento. É recomendável mandar também p recibo ou comprovante. Caso não pague, cairá em exigência e atrasará o processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.