Certidão da minha trisavó
Boa tarde, pessoal!
Eu gostaria da ajuda de vocês com a busca de certidão portuguesa da minha trisavó. Já encontrei ela no site FamilySearch e consegui muitas informações, mas a certidão portuguesa, ainda não. Na certidão de óbito dela tem a informação que ela era portuguesa, mas também já encontrei certidão de batismo dela localizada no Rio de Janeiro. Minha mãe e avó conheceram e lembram dela e dizem que ela era realmente portuguesa, tinha sotaque e tudo.
Seguem informações:
Nome: Maria Amélia Lemos da Silva (tinha como apelido e era conhecida com o nome Mariquinha)
Nascimento: 1894 (provável)
Falecimento: 02/05/1971, no Rio de Janeiro.
Nome da mãe: Adelaide da Conceição Vital
Nome do pai: Antonio Rodrigues de Lemos
Casada com Luiz da Silva, português, nascido na freguesia de São Martinho de Mouros, Resende, Viseu, em 30/03/1888.
Desde já agradeço a ajuda!
Comentários
@Carol2025 não consegue dar andamento no seu processo apenas com a certidão do marido, também português ?
Encontrei um irmão mais velho dela (Cezario) na freguesia de Castanheiro do Sul https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/25402/662285 tente ver na mesma freguesia
Como ela nasceu bem depois em 1894 https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939L-SV3V-P?view=index&action=view&cc=1719212 provavelmente deve ser brasileira, nascida após a imigração dos pais para o Brasil…
Obrigada @AlanNogueira!
Me disseram que eu preciso da certidão dos dois caso fossem portugueses. Como minha avó e mãe falam que ela tinha sotaque, imaginei que ela realmente fosse. De qualquer forma, eu devo conseguir continuar o processo usando a certidão de batismo dela no Brasil. Ao mesmo tempo, eu fico me perguntando se essa era realmente a origem dela.
De qualquer forma, obrigada pela resposta!
@Carol2025 eu seguiria com base na documentação, ele PT e ela BR. É muito comum ao encontrarmos os documentos vermos que as histórias familiares não são bem o que nos contavam, acontece em todas as famílias, na minha inclusive… meu palpite é que os pais dela emigraram para o Brasil com os filhos maiores antes do nascimento dela, que ocorreu no Brasil como atesta o batismo, a igreja era bastante rigorosa, dificilmente as pessoas mentiriam para a igreja e o padre aceitaria batizar uma criança mais velha já batizada em PT. Talvez o sotaque seja por influência da família…
Pada desvendar isso o ideal é você buscar os passaportes ou desembarque dos pais dela. Depois conte se acertei ou não o palpite, de fato fiquei curioso com a história kkkk
@Carol2025
A possível entrada da familia. Não tem o nome da esposa nem do filho, mas consta que tinha 9 anos. Bate com a idade que Cezario teria em 1892.
A matricula na Hospedaria dos Imigrantes confirma:
Alem da esposa e do filho Cezario, também veio uma cunhada chamada Abilia Coelho.
Mistério desvendado: Maria Amelia nasceu mesmo no Brasil.
Realmente tudo está batendo! Muitíssimo obrigada, @AlanNogueira!