Dúvida de iniciante
Pessoal, boa tarde. Obrigado adms pela admissão no fórum.
Em primeiro lugar gostaria de agradecer à comunidade pela ajuda nos processos.
Estou em uma missão de atribuir nacionalidade portuguesa ao meu filho de 5 anos e minha esposa (casados há 10 anos). Sou Brasileiro e recebi nacionalidade portuguesa através da minha mãe que era neta de imigrantes.
Como se trata de um processo oneroso e que consome bastante tempo, gostaria de conferir se estou fazendo tudo correto para mitigar o risco do processo ser devolvido, já conferi também os guias que ajudaram muito.
Para o meu filho:
Já estou com a certidão de nascimento de inteiro teor dele em mãos porém fiquei com dúvidas sobre como evidenciar a minha própria nacionalidade, basta uma cópia simples do meu assento português? Não precisa certificar e etc? Li em alguns lugares que estavam solicitando até que o assento do português fosse certificado.
Quanto ao item "3. Cópia autenticada e apostilada do passaporte ou RG, dos progenitores e do requerente." o RG meu e da minha esposa possui mais de 10 anos, podemos partir para o passaporte exclusivamente e usar somente o RG do meu filho? Os documentos Brasileiros precisam ser "traduzidos" de alguma forma ou Portugal aceita sem problemas?
Para a minha esposa:
Faz-se necessário o envio da certidão de nascimento dela uma vez que a mesma já consta casada comigo através do assento de casamento?
Duvida geral:
Da data que enviamos a documentação, em quantos dias aproximadamente recebemos uma resposta de portugal informando os dados para acompanhamento do processo?
Comentários
@rafaelvnq
fiquei com dúvidas sobre como evidenciar a minha própria nacionalidade, basta uma cópia simples do meu assento português? Não precisa certificar e etc?
Cópia simples, impressa em casa mesmo, do seu assento de nascimento. Não precisa de certificação nem nada, eles vão usar a cópia que você mandar apenas para localizar seu assento no sistema e o que vai "valer de verdade" é o que eles localizarem no sistema.
podemos partir para o passaporte exclusivamente e usar somente o RG do meu filho?
Pode, desde que os passaportes estejam válidos e tenham filiação. Como seu filho tem 5 anos, não precisa mandar cópia do RG dele, apenas documento de identificação dos pais, como você pode constatar nas instruções de preenchimento do Quadro 1, que estão na página 2 do formulário (coloquei abaixo)
Os documentos Brasileiros precisam ser "traduzidos" de alguma forma ou Portugal aceita sem problemas?
Não há o que traduzir. O idioma é o mesmo. Os documentos brasileiros precisam apenas ser apostilados.
Faz-se necessário o envio da certidão de nascimento dela uma vez que a mesma já consta casada comigo através do assento de casamento?
Sim! Certidão de nascimento de inteiro teor emitida por cópia reprográfica e devidamente apostilada.
Da data que enviamos a documentação, em quantos dias aproximadamente recebemos uma resposta de portugal informando os dados para acompanhamento do processo?
Não dá para saber. Podem mandar em poucos dias ou levar meses. O que recomendo fazer é ligar na Linha Registos e perguntar o número do processo e senha de acompanhamento se após 2 meses não tiver recebido nada deles.