Ajuda- certidão de nascimento

Pessoal, gostaria de ajuda para encontrar certidão de nascimento

Nome: Antônio Baptista da Costa

Nome do pai: Francisco Antonio Da Costa

Nome da mãe: Erminia de Jesus da Costa

Data de Nascimento: 24/06/1911

Local: Figueira da Foz - Coimbra

pagina do family search: Antonio Batista da Costa (1911–1975) • Pessoa • Árvore familiar

Não encontrei o assento em nenhum livro nos arquivos da Universidade de Coimbra

Desde ja, obrigada

Comentários

• @gihruiz

Já folheou os livros de registros civis de 1911? Pois ele nasceu quando já estava em vigor (desde o começo daquele ano):

https://tombo.pt/m/fig

Olhou para todos os "Antonios"? Pois ele pode ter sido registrado apenas com o nome da mãe (sem mencionar o pai) - mais sobre isso abaixo.

Outra possibilidade é tentar no concelho que a mãe nasceu (Gouveia, distrito da Guarda). Aqui acho que os livros não estão online, teria que pedir para eles pesquisarem:

https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/details?id=1316074

O casal Francisco e Erminia de Jesus da Costa batizou um filho no Rio em 1916 (Argemiro) - como "natural", ou seja os pais não eram casados (ao menos no religioso até aquele momento):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-GK8Q-9?i=163&cc=1719212

O registro civil de Argemiro mostra apenas "Herminia de Jesus" como mãe. O Francisco até vai ao cartório registrar, mas não reconhece a criança como seu filho (nesse momento). E se refere à Herminia como "sua conhecida". A razão deve estar no fato que ele ainda era casado (divorciado) e, pelas leis da época, impedido legalmente de reconhecer um filho "fora do casamento". Talvez, em um momento posterior, Francisco e Erminia tenham se casado (talvez depois da primeira esposa falecer) e legitimado posteriormente os filhos tidos antes do casamento:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-685N-H1?i=157&cc=1582573

Esse registro acima lista os pais de Herminia: Manoel Rodrigues Nicolau e Maria Patrocinio.

Aqui o batismo de Herminia em Gouveia; ver tif 026:

https://digitarq.adgrd.arquivos.pt/viewer?id=1201915

• @CarlosASP

Muito obrigada! Farei uma nova pesquisa com todas as informações que me passou.

Muito obrigada mesmo

• Pessoal, gostaria de uma ajuda referente à uma certidão de nascimento não encontrada. Mandei mensagem para a Universidade de Coimbra que detém os arquivos de Figueira da Foz e obtive a resposta abaixo.

Eu realmente não sei o que fazer agora, alguém poderia me dar um luz de que passos seguir?

• @gihruiz

Você já pediu ao cartório de Santo Antonio da Platina (PR) para desarquivar a habilitação do casamento mencionado (número 155)?

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:9396-799T-GN?view=index&action=view

O pessoal de Coimbra fez um belo trabalho e leu com atenção o texto inteiro do casamento acima. Faça o mesmo. Vai notar que, entre os documentos apresentados de acordo com o Artigo 180 (o qual trata da habilitação de casamento), já na página seguinte (Imagem 34) o texto diz:

"... justificação de idade do contraente homologada por sentença,,,"

Isso indica que ele não apresentou um documento para casar e teve que pedir a um juiz para dar uma sentença; talvez ao ler a habilitação de casamento em si você ache alguma pista a mais. Talvez precise ir atrás dessa sentença judicial para ter mais pistas. O que consta na certidão de casamento sobre onde e quando Antonio nasceu veio a partir da informação dessa justificação de idade e sentença judicial.

Só para contrastar, o texto diz explicitamente que a contraente (a noiva) apresentou a sua certidão de nascimento.

Paralelamente, você pode tentar entrar em contato com a conservatória de Figueira da Foz. Não deixaria de incluir a resposta da Universidade de Coumbra, para eles entenderem por que você está fazendo esse pedido para eles e não para a Univ de Coimbra.

Morada: Passeio do Infante D.Henrique - Palácio Justiça, 3080-154 Figueira Da Foz

Email: civil.ffoz@irn.mj.pt

E, como dito na resposta anterior, tentou com Gouveia (onde a mãe dele nasceu)?

Como ele não apresentou um documento para casar, pode ser que, no fim das contas, ele não tenha sido registrado em Figueira da Foz, mas em outro lugar. Ou, como a Univ de Coimbra sugeriu, isso ter sido feito com atraso. Ou as duas coisas juntas.

• @CarlosASP Boa tarde!

Não consegui nada em Gouveia também!

Pedi o desarquivamento e segue o doc abaixo!

Me desculpa a ignorância, mas existe alguma coisa que eu possa fazer com essa certidão?

Juntando essa justificativa + todos os docs dele como registro de imigração/casamento e o que mais constar de onde ele é, data de nascimento e nome dos pais, eu conseguiria fazer o pedido de cidadania? Existe alguma forma de registro tardio?

Outra coisa, no último paragrafo eu não sei se entendi certo, mas foi feito uma certidão de nascimento para ele aqui no Brasil?

Eu realmente não entendo muita coisa além do básico e não encontro muitas informações específicas sobre como proceder nesse caso.

Desde já, obrigada!

• @gihruiz

O Antonio Batista da Costa, para poder casar, foi a um juiz, levou duas testemunhas e, com base nisso, foi feita a tal "justificação de idade".

Possivelmente, sim, foi criado nessa época (1932) um registro de nascimento dele em Santo Antonio da Platina - Paraná, baseado nessa decisão do juiz. Se quiser tirar a dúvida, pode pedir ao cartório dessa cidade para ver se tem um nascimento dele registrado lá por volta de 1932.

Mas esse seria um registro BR e não PT - então, não vai servir para provar que Antonio era PT. O casamento dele e o registro de imigração são todos documentos BR também. Nada disso é aceito por PT que ele era realmente PT.

Você entrou em contato com a conservatória de Figueira da Foz e teve algum retorno? Para ver se há algum registro tardio de nascimento dele por lá?

Tem mais outra possibilidade: Antonio ter sido inicialmente batizado/registrado em PT como "exposto". "Exposto" é quando a criança é deixada em algum lugar, e aí não aparecem os nomes de nenhum dos pais.

Vamos ver se alguém tem mais alguma ideia nesse caso, como @texaslady @AlanNogueira @ecoutinho @eduardo_augusto

• @CarlosASP

Eu acho que realmente o caminho que vc sugeriu é o correto e faz sentido.

Precisa localizar o assento de batismo/nascimento português. Mesmo que ache uma dezena de documentos brasileiros dizendo que ele era português, para o processo de nacionalidade não vai ajudar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.