Como consigo encontrar a freguesia e o país da minha avó?
Tentei basicamente tudo o que é necessário e infelizmente eu não consegui:
Nome: Maria José Garcia
Data de nascimento: 23/06/1918
Ela se casou com um brasileiro então o nome passou a ser: Maria Jose Antunes,
de acordo com o Detran a mãe seria:
MARIA MARTHA DE JESUS e o pai ANTONIO GARCIA PEREIRA.
Encontrei alguns dados no site "nós portugueses", de uma MARIA JOSÉ GARCIA ANTUNES com a mesma data de nascimento, só que é improcedente, pois o nome Antunes só foi vir a ser recebido no Brasil.
Procurei também no Family Search , e a única coisa que encontrei foi a menção do óbito do meu avô contendo o nome dela. Não há nenhum outro dado.
Os dados que consegui até agora.
O máximo que consegui de documento físico foi uma carteira de trabalho alegando que a mesma é estrangeira.
Comentários
perdão, freguesia e destrito. País obviamente é portugal . Foi mal galera.
@gustavoantunes1010
Reconhece essa Clara como irmã mais velha dela? Ela faleceu em 2001, então pode ser você ou algum parente mais velho a tenha conhecido. No óbito dela consta como brasileira.https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZK9-3GG?view=index&action=view&cc=1582573
@AlanNogueira para ser sincero eu não sabia que minha vó tinha uma irmã.. Mas está batendo perfeitamente os dados.. Vou perguntar ao meu pai.
Eu sei que minha vó é portuguesa, pois ela dizia (conheci ela enquanto ainda era viva) e de fato em sua carteira de trabalho está dado como estrangeira. Ou seja, ela ainda usava documentos de Portugal..
É @AlanNogueira de fato meu pai confirmou que minha vó tinha uma irmã, e que ela faleceu primeiro que minha vó. Que bizarro. Eu não sabia disso. Mas o que explicaria minha vó ser estrangeira.. e a Clara, que aparentemente é a irmã dela, ser naturalizada como brasileira, sendo que nasceu em 28/11/1903 ?
Te pergunto essas coisas, pois, será que tem sentido nisso tudo?hahaha..
no mais, obrigado pela ajuda meu amigo.
@gustavoantunes1010 posso estar enganado, mas acho que você se confundiu quando a carteira de identidade. Veja que no “local de nascimento” dela está escrito a mão “RJ”. O “Estrangeiros” que você lê é o título de uma parte do formulário da própria carteira de trabalho que por coincidência acabou ficando no meio do carimbo do ministério do trabalho… acho que isso q tá dando essa falsa impressão…
Me parece mais um daquelas “histórias de família” que quando vamos pesquisar vemos que não era nada do que nós contavam. Passei por isso na minha família também… kkkkk
Te sugiro pedir a certidão de inteiro teor do casamento dela para ver como consta a nacionalidade de modo a que possa tirar essa dúvida se ela era brasileira ou portuguesa. Os dados estão no print do DETRAN que vc postou. Peça no cartório de Laje de Muriae. Depois nos conte…
@AlanNogueira perdão pela falsa informação, a informação não é na carteira de trabalho. Era na certidão de nascimento que estava na casa da minha ti a, que teve um incêndio. de toda forma pesquisei por tudo e não encontrei. Dessa forma, aceito meu destino e buscarei outro meio para imigrar para portugal.
@gustavoantunes1010 desculpe se não fui claro, não estou dizendo para que desista, apenas apontando inconsistências que denotam que as coisas podem não ser exatamente como você acreditava… no seu lugar eu iria até o fim em busca dos documentos para confirmar ou não essa história da família. Você já pesquisou bastante, vale a pena pedir a certidão de casamento dela para ter a informação mais fidedigna. Essa certidão de nascimento perdida no incêndio era a certidão de quem? Saiba que mesmo perdendo a certidão você pode pedir a 2a via no cartório!
@AlanNogueira@AlanNogueira Bom dia, o plost twist foi o seguinte. Após ler sua mensagem decidi não desisti, e perguntei a minha tia com mais idade na família, com muito custo ela se recordou.
E na verdade quem era a Portuguesa era a minha bisavó por parte do meu avô (Alcides ventura antunes), nem alcides, nem a maria José são portugueses de fato.
Obrigado, a certidão de obito da clara foi o ponta pé inicial para me questionar? Será que era a minha avó que era a portuguesa mesmo?
Agora vou em busca de mais informações da Maria Francisca Antunes, na cara e coragem, pois nem uma data de nascimento eu tenho 🥹
Só uma informação, não muito confiável que ela era de Coimbra.
Hahaha, obrigado mesmo. Mas talvez eu desista deaaa ideia kkkkk, agora vai dar o dobro de trabalho
@AlanNogueira achei diversas informações que batem com o perfil...
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X5N-1QF4
Sabe como faço para acessar ease registro de batismo? O family search não permite.
@gustavoantunes1010 esse registro que você enviou nao deve ser dela, é de 1812...
@AlanNogueira@AlanNogueira aparentemente o registro de batismo destaca o nascimento de uma "Neta" em 1812, Jozefa Ventura.
@gustavoantunes1010 exatamente, neta em 1812 ela teria que ter nascido no seculo anterior... impossivel que a mesma pessoa que teve uma neta em 1912 tenha também um filho (Alcides) em 1916. Devem ser homonimos...
@AlanNogueira@AlanNogueira mas a duvida seria envolta do segundo link
Esse parece ter mais sentido, só que não sei como acessar o documento o family search não permite.
Saberia me dizer qual é o site que o family search indica?
Olá, gostaria de saber quais caminhos seguir para encontrar informações sobre minha BISAVÓ portuguesa por parte do meu avô.
Nome do meu avô: ALCIDES VENTURA ANTUNES (Naturalizado no Brasil)
Naturalidade: Miracema
Nascimento: 04/11/1915.
Bisavôs: Antonio Ventura e Maria Francisca Antunes ( nascidos nos anos de 1882/1884). No registro de casamento, não há informação nenhuma sobre a naturalidade dos pais do Alcides. Minha tia mencionou, mas não sei se há veracidade que minha bisavó era de Coimbra, mas isso não comprova que nasceu lá ou outros dados. Essas informações são procedentes e foram cedidas pelo forúm onde meu avô se casou.
@gustavoantunes1010
Possivelmente esse Antonio Ventura, casado com Maria Francisca, é PT.
Antes de você gastar mais tempo e $ com essa linha de investigação, entre os seus antepassados diretos vivos, há algum filho ou neto de Antonio? Pois somente netos vivos de um avô/avó PT podem pedir a nacionalidade. Aí depois se pede para os descendentes dessa pessoa.
E você sabe se Alcides, filho de Antonio e Maria, tinha irmãs de nome America e Alice?
Se realmente tiver algum antepassado com direito à cidadania, tentaria conseguir a certidão de nascimento de Alcides - para confirmar quem são seus avós paternos (os pais de Antonio). Se forem Boaventura de Jesus Camara e Maria da Silva (ou alguma variação desses nomes), é um bom sinal!
Fale com o cartório de Miracema para tentar achar a certidão de nascimento dele. Lembre que, apesar de ter nascido em 1915, pode ter sido registrado depois (como a esposa, que só foi registrada com 13 anos).
E pergunte ao cartório onde Alcides casou se eles ainda tem a habilitação do casamento (o processo para eles poderem casar; ali podem aparecer documentos dos noivos). Só adianto que, infelizmente, no estado do Rio de Janeiro se deixou incinerar essas habilitações sem antes microfilmar. Mas, nunca se sabe, alguns cartórios não fizeram isso.
Esse Antonio (se for o certo), veio bebê (com meses de idade) para o BR com os pais Boaventura e Maria, que eram da Ilha da Madeira. Na árvore abaixo no FS tem muita informação sobre eles; olhe nas Fontes. Dica muito importante: não saia unificando a árvore de Antonio (ou de qualquer pessoa) sem ter um alto grau de certeza que são realmente as pessoas certas. Se unificar errado (pois eram só homônimos), cria uma confusão enorme que dá um trabalho muito grande para consertar:
https://www.familysearch.org/tree/person/details/GKT1-G43
@CarlosASP Obrigado pelas dicas valiosas, assim com as dicas do @AlanNogueira que me fizeram encontrar dados específicos sobre minha família.
A respeito sobre netos vivos, meus avós tiveram 10 filhos, no qual alguns já morreram e meu pai esta vivo, que nasceu em 1959. Eu pergunto as coisas a ele e ele diz que não tem informação alguma, infelizmente. E minha minha tia mais velha , que nasceu em 44 que poderia lembrar de algo, infelizmente está sofrendo de alzheimer. O que sobrou a tia que me passou essas informações. E um dos tios que poderia saber toda história, morreu devido ao corona vírus, ou seja.. Estou procurando uma agulha no palheiro.
Então, a única Portuguesa com a certeza que a minha tia informou é a Maria Francisca, que segundo ela veio de Coimbra - Portugal. Eu procurei diversos registros e não achei nenhum casamento efetivo de Antonio Ventura (Bisavó) e Maria Francisca. Mas de acordo com minha tinha meu bisavô era de pele negra, e minha vó de pele branca. Tanto é que meu avô era um pouco escuro de acordo com minha tia.
Sobre os filhos America e Alice encontrei também eles nos registros do Family Search, são de Itaperuna de onde meu avó (Alcides) veio e conheceu a minha vó. Eu não sei ao fato a veracidade dessa informação, mas tudo indica que sim.
Então a próxima questão é encontrar a certidão de nascimento de Alcides no cartório de Miracema, ok. Vou em busca. Mas se o cartório não encontrar, sabemos como eles são. Há outro meio? Ou a certidão de nascimento é algo obrigatório para a obtenção da cidadania?
@CarlosASP vou te mandar o áudio da minha. Mas basicamente, possivelmente America e alice são irmãs definitivas do Alcides. e há outros, porém infelizmente morreram também.
segue o áudio https://drive.google.com/file/d/1j7QGml7v48ehe169Tzsb2vcGsuh40zX4/view?usp=drivesdk
e verifiquei a certidão que informa que a pele de Antonio Ventura é branca (minha tia assume com certeza que a pele era negra), talvez seja um erro de registro ou um homônimo. Acho que para ter certeza só sabendo o nome dos pais do meu bisavô
@gustavoantunes1010
Tente conseguir os nomes de irmãos/as de Alcides que alguém da família sabe com certeza são irmãos dele. Os que tiver certeza, compartilhe aqui e coloque na árvore do FS. Quem sabe através de um desses irmãos se abre uma nova linha de busca.
O caminho mais fácil de pesquisa - indo em linha reta com pais, avós, bisavós etc - nem sempre dá resultado. Por isso, é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.
Vou dar um exemplo bem prático: hoje mesmo estava ajudando outra pessoa. Na linha direta, nenhuma informação sobre a origem do antepassado. Aí se achou o nome dos pais e, com isso, dos irmãos. No óbito de um desses irmãos - e em nenhum outro documento - tinha a menção da cidade em PT onde tinha nascido. Aí foi um efeito cascata: se achou o batismo desse irmão em PT e depois de quem se buscava.
Sobre o áudio: todos passamos por algo parecido. Com tato, perguntamos o que cada parente mais velho sabe, anotamos o que eles dizem, e investigamos. Mas é preciso manter a mente aberta que nem sempre esses relatos correspondem à realidade completa (não estou afirmando que é o caso). As memórias se confundem com o tempo; há o efeito "telefone sem fio" com o passar das gerações; às vezes, as famílias varriam para debaixo do tapete situações que, na época, não eram bem vistas, etc. Tem muita coisa que meus antepassados mais velhos "tinham certeza absoluta" que, no fim, não era bem assim - e, eventualmente, eu achei os documentos que contavam a "história verdadeira".
Uma situação meio comum no BR é dizer "Fulano era PT" (por exemplo, pelas características físicas de ter pele, cabelo ou olhos claros e diferente do resto da família); e na verdade, quem era PT era a geração anterior. Mas os PT também tem uma diversidade de aparência. Há pessoas, especialmente da parte norte, os "galegos", que podem ser bem claros. Mas há outros que se parecem mais com árabes, com pele, olhos e cabelos mais escuros. Aqui mesmo no BR atual, em certas partes, uma pessoa "clara" é chamada de "galego" (por essas razões), do mesmo jeito que é chamado de "alemão" ou "russo" em outras partes do país - mesmo não sendo.
Como existe o limite de gerações para obter a primeira cidadania (até netos vivos), pode ver como esse "detalhe" é crucial.
outra coisa @CarlosASP aparentemente eu tenho um parentesco com a pessoa que acrescentou o registro de morte do Antonio Ventura, "
"Parentesco com Diego2645, Um dos filhos de minha prima em segundo grau". No caso por parte da america (que acredito fortemente ser minha tia) . Mas para matar o problema, só conseguindo a certidão do meu avô.
@CarlosASP
de fato a informação da data de nascimento pode ser improcedente. Descobri o CPF dele por meio de uma ferramenta de busca e o nascimento na receita é 1930..
Faz sentido @CarlosASP tanto é que o telefone sem fio era tanto que no final a minha vó que não teve nada haver com a história era a "Portuguesa", fato que com pesquisa não procedeu.
Mas de fato o que está me intrigando é em nenhuma certidão de óbito, a própria certidão de casamento do meu avô não constar a naturalidade dos meus bisavós, diferente da minha vó que consta a naturalidade de ambos.
Ademais, obrigado pela profunda ajuda. Vou seguir seus conselhos e ir atrás da certidão. Só assim poderei ter a verdadeira certeza. Mas de fato é o que que eu disse : uma agulha no palheiro.
Mas graça ao forum e a vocês encontrei muitas informações, informações até mesmo que eu pensava que não existia.