Como consigo encontrar a freguesia e o país da minha avó?
Tentei basicamente tudo o que é necessário e infelizmente eu não consegui:
Nome: Maria José Garcia
Data de nascimento: 23/06/1918
Ela se casou com um brasileiro então o nome passou a ser: Maria Jose Antunes,
de acordo com o Detran a mãe seria:
MARIA MARTHA DE JESUS e o pai ANTONIO GARCIA PEREIRA.
Encontrei alguns dados no site "nós portugueses", de uma MARIA JOSÉ GARCIA ANTUNES com a mesma data de nascimento, só que é improcedente, pois o nome Antunes só foi vir a ser recebido no Brasil.
Procurei também no Family Search , e a única coisa que encontrei foi a menção do óbito do meu avô contendo o nome dela. Não há nenhum outro dado.
Os dados que consegui até agora.
O máximo que consegui de documento físico foi uma carteira de trabalho alegando que a mesma é estrangeira.
Comentários
perdão, freguesia e destrito. País obviamente é portugal . Foi mal galera.
@gustavoantunes1010
Reconhece essa Clara como irmã mais velha dela? Ela faleceu em 2001, então pode ser você ou algum parente mais velho a tenha conhecido. No óbito dela consta como brasileira.https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZK9-3GG?view=index&action=view&cc=1582573
@AlanNogueira para ser sincero eu não sabia que minha vó tinha uma irmã.. Mas está batendo perfeitamente os dados.. Vou perguntar ao meu pai.
Eu sei que minha vó é portuguesa, pois ela dizia (conheci ela enquanto ainda era viva) e de fato em sua carteira de trabalho está dado como estrangeira. Ou seja, ela ainda usava documentos de Portugal..
É @AlanNogueira de fato meu pai confirmou que minha vó tinha uma irmã, e que ela faleceu primeiro que minha vó. Que bizarro. Eu não sabia disso. Mas o que explicaria minha vó ser estrangeira.. e a Clara, que aparentemente é a irmã dela, ser naturalizada como brasileira, sendo que nasceu em 28/11/1903 ?
Te pergunto essas coisas, pois, será que tem sentido nisso tudo?hahaha..
no mais, obrigado pela ajuda meu amigo.
@gustavoantunes1010 posso estar enganado, mas acho que você se confundiu quando a carteira de identidade. Veja que no “local de nascimento” dela está escrito a mão “RJ”. O “Estrangeiros” que você lê é o título de uma parte do formulário da própria carteira de trabalho que por coincidência acabou ficando no meio do carimbo do ministério do trabalho… acho que isso q tá dando essa falsa impressão…
Me parece mais um daquelas “histórias de família” que quando vamos pesquisar vemos que não era nada do que nós contavam. Passei por isso na minha família também… kkkkk
Te sugiro pedir a certidão de inteiro teor do casamento dela para ver como consta a nacionalidade de modo a que possa tirar essa dúvida se ela era brasileira ou portuguesa. Os dados estão no print do DETRAN que vc postou. Peça no cartório de Laje de Muriae. Depois nos conte…
@AlanNogueira perdão pela falsa informação, a informação não é na carteira de trabalho. Era na certidão de nascimento que estava na casa da minha ti a, que teve um incêndio. de toda forma pesquisei por tudo e não encontrei. Dessa forma, aceito meu destino e buscarei outro meio para imigrar para portugal.
@gustavoantunes1010 desculpe se não fui claro, não estou dizendo para que desista, apenas apontando inconsistências que denotam que as coisas podem não ser exatamente como você acreditava… no seu lugar eu iria até o fim em busca dos documentos para confirmar ou não essa história da família. Você já pesquisou bastante, vale a pena pedir a certidão de casamento dela para ter a informação mais fidedigna. Essa certidão de nascimento perdida no incêndio era a certidão de quem? Saiba que mesmo perdendo a certidão você pode pedir a 2a via no cartório!
@AlanNogueira@AlanNogueira Bom dia, o plost twist foi o seguinte. Após ler sua mensagem decidi não desisti, e perguntei a minha tia com mais idade na família, com muito custo ela se recordou.
E na verdade quem era a Portuguesa era a minha bisavó por parte do meu avô (Alcides ventura antunes), nem alcides, nem a maria José são portugueses de fato.
Obrigado, a certidão de obito da clara foi o ponta pé inicial para me questionar? Será que era a minha avó que era a portuguesa mesmo?
Agora vou em busca de mais informações da Maria Francisca Antunes, na cara e coragem, pois nem uma data de nascimento eu tenho 🥹
Só uma informação, não muito confiável que ela era de Coimbra.
Hahaha, obrigado mesmo. Mas talvez eu desista deaaa ideia kkkkk, agora vai dar o dobro de trabalho
@AlanNogueira achei diversas informações que batem com o perfil...
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X5N-1QF4
Sabe como faço para acessar ease registro de batismo? O family search não permite.
@gustavoantunes1010 esse registro que você enviou nao deve ser dela, é de 1812...
@AlanNogueira@AlanNogueira aparentemente o registro de batismo destaca o nascimento de uma "Neta" em 1812, Jozefa Ventura.
@gustavoantunes1010 exatamente, neta em 1812 ela teria que ter nascido no seculo anterior... impossivel que a mesma pessoa que teve uma neta em 1912 tenha também um filho (Alcides) em 1916. Devem ser homonimos...
@AlanNogueira@AlanNogueira mas a duvida seria envolta do segundo link
Esse parece ter mais sentido, só que não sei como acessar o documento o family search não permite.
Saberia me dizer qual é o site que o family search indica?