Formulário 1D Cidadania para Neto
Boa tarde a todos.
Geni1
Após a assinatura do formulário 1D, como vou fazer o reconhecimento da assinatura estando no Brasil?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Boa tarde a todos.
Geni1
Após a assinatura do formulário 1D, como vou fazer o reconhecimento da assinatura estando no Brasil?
Comentários
@GeniSouza1
Siga as orientações do guia abaixo, lá estão listados os documentos necessários e o procedimento para reconhecimento da assinatura no formulário.
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
@GeniSouza1
Começou fazendo errado. A assinatura e o reconhecimento são feitos ao mesmo tempo. A assinatura deve ser feita no cartório, na frente do funcionário, para que haja reconhecimento por autenticidade.
Leia o guia que o @ecoutinho postou acima, tem tudo explicado lá.
Boa sorte no seu processo!
Muito obrigado @ecoutinho, após o reconhecimento precisa fazer apostilamento para poder enviar do Brasil para Lisboa e ser aceito?
@GeniSouza1
O formulário 1d não precisa de apostila. Basta reconhecer a assinatura por autenticidade.
Muito obrigado @ecoutinho, a conservatória de Lisboa vai aceitar o reconhecimento por autenticidade feito no cartório do Brasil? Aqui de SP?
Porque está descrito no 1D que precisa ser feito em órgão oficial português, seja em Portugal ou fora de Portugal em um consulado.
Eu fico na dúvida de enviar reconhecido em tabelionato de SP e enviar para Portugal pelo correio eu perder o valor da taxa pago e perder tempo.
@GeniSouza1
Milhares de pessoas já fizeram com sucesso, sem exigência, mandando o formulário com a assinatura reconhecida por autenticidade em um cartório BR.
Eu mesmo já fiz isso com vários processos de nacionalidade PT da família.
O guia que o @ecoutinho mandou o link reflete a experiência acumulada ao longo dos anos pelas pessoas que participam e compartilham no fórum suas experiências na vida real com esses processos.
De todo modo, não se perde a taxa assim de cara quando há algum problema com a documentação. Eles mandam uma "exigência" dizendo o que está errado ou faltando - e a pessoa responde com isso e o processo segue normalmente.
@GeniSouza1
Muito obrigado @ecoutinho, a conservatória de Lisboa vai aceitar o reconhecimento por autenticidade feito no cartório do Brasil? Aqui de SP?
Sim e sim. Só da minha família tem três casos que fizeram exatamente dessa forma, fora vários outros que vc encontrará aqui neste fórum.