Obtenção de prioridade na análise do processo de neto de português?

Pessoal, bom dia.

Gostaria de entrar com o processo de obtenção da cidadania de neto para o meu pai, para posteriormente pegar a minha cidadania como filha. Meu pai possui 86 anos e um laudo médico que comprova lombalgia severa crônica, o que tirou a capacidade dele de caminhar. Consigo pedir prioridade na análise do processo, considerando a idade avançada em que ele está?

Obs: já fiz a prova de vida dele e já apostilei o laudo médico.

Obrigada!

Comentários

• @thaisborges

Gostaria de entrar com o processo de obtenção da cidadania de neto para o meu pai, para posteriormente pegar a minha cidadania como filha. Meu pai possui 86 anos e um laudo médico que comprova lombalgia severa crônica, o que tirou a capacidade dele de caminhar. Consigo pedir prioridade na análise do processo, considerando a idade avançada em que ele está?

pode enviar a documentação se quiser, mas não terá prioridade.

• @thaisborges não há prioridade por esse motivo e prova de vida só qdo for solicitada.

• @guedesmarcia Por quê o consulado não fornece prioridade em casos de idade avançada? Como um idoso de 86 anos irá esperar vários anos por uma decisão que pode muito bem ser desfavorável? Juro que não entendo! 🙄

• @thaisborges nao entre pelo Consulado, irá demorar ainda mais, siga a orientação dos guias do fórum

• @thaisborges

Por quê o consulado não fornece prioridade em casos de idade avançada?

Resposta resumida, de acordo com o entendimento do IRN: "Não ficou velho de repente, se queria ser português, deveria ter enviado o processo há mais tempo."

• @AlanNogueira consigo entrar por alguma conservatória pequena, como a de Açores? Tentei encontrar uma resposta aqui no fórum, porém não encontrei

• editado January 13

@thaisborges

Gostaria de reforçar dois pontos que serão importantes para vc não perder tempo, dinheiro nem se frustrar:

1 - Em hipótese alguma mande o processo de seu pai para um consulado. Vai levar o dobro do tempo que em uma conservatória e ainda por cima vc ficará às cegas sem poder acompanhar o processo. Como seu pai precisa estar vivo até a conclusão (com a emissão do assento de nascimento) optar por um caminho mais demorado aumenta o risco de algo acontecer com seu pai antes de o processo concluir.

2 - Não perca tempo pedindo prioridade. Infelizmente será negada e vc se frustará e perderá tempo juntando laudos. Sei que para nós soa injusto, mas a lógica que o IRN aplica é exatamente a que o @eduardo_augusto citou. Na visão deles, seu pai teve 86 anos para pedir cidadania, se só pediu agora não haveria motivo para pressa. Sei que é injusto, mas é assim que funciona.

Não perca tempo. Um processo de neto está levando uns 4 anos para concluir. Foque em juntar os documentos corretos e mandar para a conservatória seguindo o guia abaixo o quanto antes.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

Boa sorte.

• @thaisborges até alguns anos atrás tinha prioridade mas cancelaram devido ao grande número de processos,não parece justo porém tbem nao é justo o grande atraso nos processos de cidadania.

• texasladytexaslady Beta
    editado January 14

@thaisborges,

Mande o processo o mais rápido possível como o @ecoutinho sugeriu. Apesar dos prazos atuais, sempre existe a possibilidade destes prazos reduzirem nos próximos anos.

• @ecoutinho só posso enviar para a conservatória de Lisboa, ou existem outras opções?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.