Cidadania genitor português com reconhecimento de filho com mais de 1 ano de vida
Olá pessoal,
O meu pai tirou a cidadania dele há aproximadamente 7 anos, na época ele era viúvo, agora ele casou novamente. Meu avô que era Português. Gostaria de dar entrada na minha cidadania e tenho algumas dúvidas:
- Como meu pai só me registrou quando eu tinha uns 7 anos de idade, isso interfere no processo?
- Tenho que averbar primeiro o novo casamento dele?
- Qual a forma mais rápida para resolver?
Obrigada!!!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@JULIANAVICTORIA
O meu pai tirou a cidadania dele há aproximadamente 7 anos, na época ele era viúvo, agora ele casou novamente. Meu avô que era Português. Gostaria de dar entrada na minha cidadania e tenho algumas dúvidas:
Se o seu pai era Português, não importa mais em nada o seu avô. Você vai fazer a nacionalidade como filha de português.
Como meu pai só me registrou quando eu tinha uns 7 anos de idade, isso interfere no processo?
Sim, precisa apresentar uma justificativa.
Tenho que averbar primeiro o novo casamento dele?
Se foi ele que te registrou, a princípio, não. Mas você é filha do primeiro ou do segundo casamento?
Qual a forma mais rápida para resolver?
Não tem "forma mais rápida".
Documentação e processo descritos aqui: Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C — Fórum Cidadania Portuguesa
Eu sou filha do segundo casamento. Sou maior de idade.
Essa justificativa eu mando junto com a documentação?Meu pai tem que assinar?
Posso enviar para o Porto ou tem que ser no consulado da minha cidade? Qual é o mais ágil?
Obrigada pela ajuda.
@JULIANAVICTORIA
Essa justificativa eu mando junto com a documentação? Meu pai tem que assinar?
Se o seu pai redigir, sim, ele deve assinar. Firma reconhecida por autenticidade no cartório. Ele estando vivo, é a melhor coisa, porque aí ele dá a justificativa exata. Quando a pessoa em questão já é falecida, aí o descendente tem que dizer algo como "acredito que tenha sido registrado tardiamente por essa ou aquela razão." Vindo da própria pessoa que fez o registro, tem mais credibilidade.
Pode já mandar com o restante da documentação, porque é 100% certeza de que será exigido.
Posso enviar para o Porto ou tem que ser no consulado da minha cidade? Qual é o mais ágil?
Envie para o Porto. Esqueça consulado.
@JULIANAVICTORIA a questão é como seu pai te registrou aos 7 anos,vc deveria ter um registro anterior.Houve algum processo judicial?se sim muda tudo.