Dúvida - documento e casamento.

Pessoal, Vou começar a juntar os documentos para dar entrada na minha nacionalidade portuguesa, mas surgiram algumas dúvidas.

Do meu pai preciso de certidão de nascimento atualizada ou serve a antiga dele ou cartão de identidade antigo?

Sou casado a mais de três anos, minha esposa tem direito a nacionalidade também?

caso sim, terei que fazer o casamento do meu pai, minha nacionalidade, meu casamento e nacionalidade da minha esposa, com passaporte e cartão cidadão.
Sabem estimar aproximadamente quanto Vou gastar?
Me disseram que o consulado do rio é ruim. vale a pena fazer o processo pelo correio ou consulado é melhor opção?

Comentários

  • Se fizer pelo correio possivelmente nao tera que atualizar o BI do seu pai. Os consulados exigem.
    Se seu pai foi o declarante do seu nascimento é possível que nao lhe pecam a transcricao de casamento dele se seu pedido for feito por correio. A certidao antiga serve, pois o que eles necessitam é o numero do assento.
    Quanto ao consulado do Rio ha um depoimento aqui ha poucos dias atras que diz que esta eficiente.
    Sua esposa somente terá direito se viver mais de tres anos em Portugal com voce.
    Resumindo: entre no guia de ajuda desta comunidade. Ai encontrará todas as dicas para solicitar sua cidadania tanto em Lisboa como no Porto.

  • no site do consulado de SP diz...

     4 - Se procura a aquisição de nacionalidade portuguesa pelo casamento há mais de três anos, com português , ou portuguesa,  (nascido em Portugal ou que embora já nascido no Brasil tenha obtido a nacionalidade portuguesa) 

    pensei que ela pudesse...
  • Leia bem os requisitos.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.