Dúvida emissão de Passaporte

Fiz o agendamento para tirar meu passaporte na presença consular em Bauru, mas estou com algumas dúvidas. No e-mail de confirmação, foi mencionado que não posso usar camisa branca ou preta. Isso significa que camisetas em geral também não são permitidas? Além disso, para preencher o requerimento, tenho o número do meu cartão cidadão, que possui 8 dígitos, seguido de “6 ZZ3”. Devo incluir essa sequência “6 ZZ3” também? Por fim, preciso levar uma foto para o agendamento ou basta levar o cartão cidadão e o envelope?

Comentários

• @Saverin

oi mencionado que não posso usar camisa branca ou preta. Isso significa que camisetas em geral também não são permitidas?

Pode usar camiseta sem problemas. A restrição das cores é apenas para que haja um contraste adequado na foto digital que vão tirar durante o atendimento.

para preencher o requerimento, tenho o número do meu cartão cidadão, que possui 8 dígitos, seguido de “6 ZZ3”.

Seu número de identificação é composto apenas dos primeiros 8 dígitos (no modelo novo do CC eles estão em negrito).

Por fim, preciso levar uma foto para o agendamento ou basta levar o cartão cidadão e o envelope?

Não leve foto. Eles vão tirar uma foto e coletar biometria na hora.

• @Saverin @ecoutinho

Pode usar camiseta sem problemas. A restrição das cores é apenas para que haja um contraste adequado na foto digital que vão tirar durante o atendimento.

Se me permitem um comentário aqui... o passaporte às vezes é o primeiro contato que você tem com uma autoridade em um país qualquer. Num mundo ideal, aparência não deveria contar pra nada, mas no mundo real em que vivemos, conta. O agente de migração, o policial, ou qualquer outra pessoa que olhar o seu passaporte e te vir com uma camiseta, pode (não deveria, mas pode) pensar menos de você do que se você estivesse de paletó e gravata.

É obrigatório? Não. Faz diferença? No mundo real, às vezes faz.

Eu já fiz e renovei pelo menos meia dúzia de passaportes, já viajei para uns trinta países pelo menos... sabe aquelas perguntas "tem seguro médico?", "tem passagem de volta?", "trouxe dinheiro?" e tal? Nunca me fizeram essas perguntas. Tem a ver com estar sempre de cabelo cortado, penteado, de paletó e gravata nas fotos? Talvez não tenha nada a ver. Talvez tenha um pouquinho a ver.

O passaporte é um documento válido por 10 anos, vc vai carregar com você por um bom tempo... por que não sair mais bem apresentado?

De novo... não é obrigatório. a camiseta será aceita também.

• @ecoutinho e @eduardo_augusto muito obrigado pela ajuda.

• editado January 10

@eduardo_augusto

Pensamos de forma parecida. Ultimamente tenho viajado menos mas quando fazia umas 3 viagens a trabalho todo ano, procurava sempre estar bem vestido durante a viagem (geralmente usando esporte fino, como um blazer etc). Como você mesmo disse, não deveria ser assim, mas faz diferença em tudo, da forma em que é tratado pelos funcionários da companhia aérea ao rigor que o pessoal de imigração e alfândega aplica ao checar seus documentos ou bagagem.

Apesar de não haver um "dress code", estar apresentável na foto do passaporte e, principalmente, no dia que for passar pela imigração, pode tornar a vida mais tranquila.

• Após toda a saga para conseguir agendar, finalmente meu passaporte chegou. Como mencionei antes, fiz o processo em Bauru, SP. Realizei a solicitação no dia 20/01 e o passaporte foi entregue no dia 31/01

• @Saverin

Parabéns. Espero que lhe abra muitas portas.

• @ecoutinho obrigado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.