Alguem ajuda encontrar certidão de casamento dos meus avós?

BOA TARDE PESSOAL! tudo bem ?

consegui a certidão de batismo do meu avó português (ALBERTO CARREIRA)😊

porem como na certidão de nascimento do meu pai consta que quem declarou o nascimento foi um terceiro (nao foi nem pai nem a mae) será necessário a certidão de casamento do meu avo correto ? mas nao a encontro 😪, alguem pode me ajudar?

os dados são:

CASAMENTO DE:

ALBERTO CARREIRA, nascido em Monte Redondo, Leiria, Leiria, Portugal: 25 de maio de 1876 , filho de Antonio Carreira e Joaquina da silva. (obito EM 23 de janeiro de 1958 (CARDOSO/BRASIL)

E

JOAQUINA FIGUEIRINHA, FILHA DE joao ferreira figueirinha E EUGENIA FERREIRA figueirinha, acredito que ela é também de Monte Redondo, Leiria, Leiria,

Comentários

• editado January 10

@joohncastro

Eles casaram em Monte Redondo em 1899. Ver tif 008 (fim da página e continua na outra):

https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1113825

Nem vai precisa transcrever esse casamento; é só mandar uma cópia desse assento de casamento (igual se manda as de batismo - obtendo a cópia pelo Arquivo Distrital). Como é um casamento em PT, a cópia certificada do AD (obtida pelo sistema CRAV) é suficiente para provar que casaram.

A transcrição só é necessária quando o casamento é fora de PT.

• @CarlosASP muito obrigado!!

Vou solicitar no CRAV.

Percebi que o nome dela está Joaquina Ferreira.

Porém a certidão de óbito aqui no Brasil dela e na certidão dos filhos deles como está Joaquina Ferreira figueirinha. Estranho, adicionou figueirinha que é dos pais dela. Será que preciso retificar?

Do mesmo modo o filho deles : a certidão de nascimento brasileira consta somente Albino, já na certidão de óbito e certidão de nascimento dos filhos consta Albino carreira.

Preciso retificar? Mesmo constando corretamente os nomes de cônjuge e dos avós corretamente.

• @joohncastro

A certidão de óbito em geral não é um documento necessário. Tem algum motivo específico para querer enviar?

Imagino que esteja fazendo um processo 1D (para um neto); olhe a documentação aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d

No seu caso específico, como são dois avós PT, e não foi o PT que declarou o nascimento do filho BR, vai precisar mandar o casamento deles em PT (como já explicado).

Olha, sobre o nome da Joaquina. O casamento é o documento mais usado para "fixar" o nome completo na idade adulta. E, adicionalmente, no seu caso, terá que ser mandado de qualquer maneira pela razão acima (para "compensar" a ausência de um ascendente PT como declarante do filho BR). Então vai aparecer que ela "fixou" o nome completo como "Joaquina Ferreira".

Porém... fica claro que o Figueirinha vem do pai dela (João Ferreira Figueirinha) e que é a mesma pessoa. O conservador vai implicar com o fato de ser só "Ferreira" e "Ferreira Figuerinha" no nascimento dos filhos? Não tem como ter certeza, eu acho. Talvez ele não questione isso, mas decida que ela vai aparecer como "Joaquina Ferreira" no assento de nascimento PT a ser criado no caso de um bem sucedido processo de nacionalidade para seu descendente. São só suposições.

Eu, pessoalmente, sou mais do time de evitar retificações sem ter certeza absoluta que elas são necessárias. Mas eu não me estresso se o processo cai em exigência por causa disso. Mas, para outras pessoas, isso vira uma preocupação enorme e gera muita ansiedade e preferem já retificar tudo antes, mesmo sem saber se era realmente essencial. Vamos ver o que pensam outros foristas, como @texaslady @eduardo_augusto @AlanNogueira @ecoutinho e outros.

Sobre o Albino, pelo que entendi a certidão de nascimento BR é só com o primeiro nome também. É isso? Se for, isso acontecia sim em alguns caso mais antigos (igual os batismos em PT). Se o sobrenome dos pais (Carreira) está claramente descrito nessa certidão e não há outras divergências. não há o que se retificar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.