Suprimento da certidão de nascimento do filho do portugues

Olá caros colegas, estou com um problema, quero fazer o processo de cidadania para a minha avó, achei o assento do portugues e já estou com ele em mãos, porém a certidão de de nascimento do pai de minha avó foi perdido em incendio no cartorio, estou esgotando as minhas ultimas tentativas em procurar através do desarquivamento do casamento, mas até agora nenhum sinal desse documento,

como alternativa estou pensando em entrar com um processo de suprimento de certidao de nascimento desse meu bisavô tendo em vista que temos a certidão de óbito e provalmente a certidão de casamento dele e a certidão de óbito do portugues também

algum dos colegas sabe se ainda tenho chances de conseguir a cidadania dessa forma ou não vale a pena o gasto relativo a todo esses processos

[removido]

Comentários

• @soaresmanoel ,

É possível sim. Eu fiz de meu avô com a certidão de óbito da nubente brasileira. Entre em contato com uma conservatória e peça as instruções. Eu fiz através da Embaixada, anos atrás. Mas me parece que os consulados no Brasil não fazem. E também muitas conservatórias se recusam a fazer. Mas não desista tente o máximo de conservatórias que puder. Para contatar a CRC Porto:

• Email: civil.porto@irn.mj.pt
    • Telefone: (+351) 221 156 600

Tente Braga também: civil.braga@irn.mj.pt

O link abaixo é apenas para mais informações sobre transcrição com suprimento de certidão de nascimento:

https://portupedia.com/wiki/Processo_de_Suprimento_de_Certid%C3%A3o_de_Registo

• @texaslady @soaresmanoel

Se eu entendi direito, inventando nomes para facilitar:

• Você tem o assento de nascimento de "João", nascido em Portugal
    • Você não tem a certidão de nascimento de "Pedro", filho de "João", nascido no Brasil, pois essa certidão foi perdida em um incêndio. Você tem a certidão de casamento e de óbito dele
    • Você tem a certidão de nascimento de "Maria", filha de "Pedro" e neta de "João". "Maria" pretende solicitar a cidadania portuguesa como neta de cidadão português (artigo 1D da lei da nacionalidade)

Não há que se falar em "supressão" ou "suprimento" aqui. O que você precisa é reconstituir a certidão de nascimento do "Pedro". Para isso, você deve entrar em contato com o cartório onde ele foi originalmente registrado para perguntar como é o processo (varia um pouco de cartório pra cartório). Se você tiver uma cópia (mesmo não autenticada) da certidão de nascimento, vai ajudar. Entre em contato com o cartório onde foi registrado o casamento, e pergunte se eles ainda tem os documentos do processo de habilitação para o casamento. Com um pouco de sorte, encontrará lá uma cópia da certidão de nascimento.

Para restaurar a certidão de nascimento, o cartório exigirá o maior número possível de documentos que comprovem as informações. É um processo demorado, entre obter os documentos, obter um despacho do juiz autorizando a reconstituição, e o cartório executar. Os custos também podem ser altos, mas variam bastante.

Não há garantia de que a Conservatória em Portugal aceitará uma certidão reconstituída. Normalmente eles pedem para ver o processo de reconstituição.

Enfim, você precisa se informar no cartório sobre o processo de reconstituição de certidões (talvez o cartório use um nome diferente, como "restauração", por exemplo), e decidir o que fazer.

O que é certo é que o processo não será aceito se você enviar apenas a certidão de casamento e de óbito para substituir a certidão de nascimento do "Pedro".

Se eu entendi errado, ignore tudo.

• @eduardo_augusto , @soaresmanoel ,

Pela colocação do Manoel, quando ele diz "achei o assento do portugues" eu assumi que ele quiz dizer "assento da bisavó", porque ele prossegue dizendo que não encontrou a certidão do pai da avó pois o cartório incendiou e também mais a frente fala sobre transcrever o casamento com suprimento da certidão do bisavô. E sendo o bisavô ou seja pai da avó o nubente brasileiro, a bisavó seria a portuguesa. Mas como disse eu assumi que seria assim, é preciso que o Manoel clarifique.

• @texaslady

Esse é o detalhe: em nenhum momento o @soaresmanoel falou de transcrever o casamento.

Mas como normalmente o assunto de suprimento de certidões vem atrelado ao tema de transcrição de casamento, acho que você assumiu que era disso que ele estava falando.

O texto dele está confuso, mas isso acontece quando as pessoas em vez de colocar os nomes, colocam "o avô, o bisavô", "o filho do tio do primo do meu bisavô português nascido no brasil" e por aí vai 😁😁

enfim, eu posso também ter entendido errado, temos que esperar o @soaresmanoel voltar...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.