Pai português, mãe brasileira. Preciso transcrever o casamento para solicitar como filha?

Olá, pessoal,

Meu pai obteve a cidadania portuguesa em dez/24.

Ele foi casado com minha mãe brasileira e agora é divorciado dela.

Na minha certidão de nascimento, meu pai é o declarante e está escrito que é casado com minha mãe.

Agora vou fazer o trâmite de solicitação da minha cidadania como filha.

Perguntas:

1. É preciso fazer a transcrição de casamento deles antes de iniciar a solicitação da minha cidadania?
  2. É preciso fazer, além da transcrição, a homologação do divórcio deles antes de iniciar a solicitação da minha cidadania?
  3. Se tiver que fazer a transcrição, qual Conservatória é melhor enviar? Quanto tempo está demorando uma transcrição?

Obrigada!

Comentários

• @jessycacc

1) não precisa transcrever;

2) não precisa homologar, que precisa fazer isso é ele. Para a sua cidadania, não precisa.

3) não há o que responder de acordo com as respostas anteriores.

• @Destefano

obrigada pela resposta :)

Meu pai está como "solteiro" em Portugal, pois ainda não fez a transcrição.

Quando pegarem minha certidão de nascimento, onde está escrito que ele é casado com minha mãe, não pode cair em exigência ou ser indeferido por conflito de informação?

Fico com esse receio.

• editado January 7

@jessycacc eu disse que não tem problema. Não tem problema. Se eu falei que não precisa da transcrição, eu estou dizendo que isso não tem sido importante. O seu pai está como solteiro porque todo mundo nasce solteiro. Depois as mudanças no estado civil vão mudando. E aí a necessidade de registros averbatórios. Vamos acalmar a ansiedade porque o tempo de espera é longo... rsrs

Em tempo: se o nome do seu pai não alterou, não há razão para se preocupar.

• @Destefano

Show, então vou solicitar a cidadania já.

Obrigada pelo retorno! :)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.