Certidão de casamento de 1979 - Rio de Janeiro (capital)
@AlanNogueira @Kleber Silva Aguiar @Guilherme Moreira @CarlosASP
colegas, vocês que são os mais experientes na busca de documentos, sabem me dizer se já estão disponíveis online (seja no Arquivo Nacional, no Family Search ou em outra instituição) os livros de registros de casamento de 1979 do 7º RCPN do Rio de Janeiro?
Eu tenho uma via digitada da certidão, onde consta um erro no nome de uma pessoa da família, que eu gostaria de corrigir. Mas antes de fazer isso, queria me certificar que o erro está no livro de registro e não apenas na via digitada. E queria evitar gastar o valor de uma certidão reprográfica - principalmente se estiver mesmo errada!
não coloco aqui o nome das pessoas envolvidas, pois ainda são vivas. só queria mesmo saber se os documentos já foram digitalizados e disponibilizados online.
Obrigado!
Comentários
@eduardo_augusto
O que consta no AN (e que o FS depois incorporou à sua base de dados) são apenas os chamados "livros talão" (de nascimento, casamento ou óbito) e não os livros de registro em si. Esses livros-talão tem apenas o "resumo" dos dados; eles se parecem muito, para não dizer idênticos, às certidões que as pessoas recebiam dos cartórios na época. Além disso, esse acervo termina por volta de 1960, correspondendo ao momento que o Rio de Janeiro deixou de ser o Distrito Federal.
Em termos de livros de registros, o que o FS digitalizou do atual 7 RCPN de casamentos vão até 1950-51:
https://www.familysearch.org/search/image/index?owc=9G57-BZ9%3A113334201%2C144695201%3Fcc%3D1582573&cc=1582573
Ao que eu saiba, não há um lugar online para ver os livros de 1979.
Você pode tentar falar com o 7 RCPN e ver se eles confeririam o livro, argumentando que você já tem uma certidão e acredita que foi erro na digitação dela.
@eduardo_augusto de fato creio que nao exista disponivel online registros desta data por ser mais recente. Eu seguiria a sugestão do @CarlosASP, informe o erro que esta na certidão e peça para conferir no livro, geralmente da certo!
@CarlosASP @AlanNogueira
Obrigado pelas respostas. O cartório disse que olhou no livro de registros e está errado lá também. Mas eu não sei o quanto de confiança dá para ter nessa informação. E eu queria aproveitar também para ver se não tem nenhum outro erro.
bem, não tem muito jeito, acho que vou ter que pedir uma via reprográfica mesmo para conferir tudo.