Sobre a qualidade da cópia do RG/Passaporte
Olá. Antes de mais nada gostaria de agradecer quem teve a iniciativa de fazer esse fórum e todo mundo que compartilha conhecimento por aqui, desmitificando o tipo de coisa que advogado enrola e trata como muito difícil pra ganhar dinheiro.
Minha dúvida é sobre a qualidade da cópia do passaporte (no processo C1, de filho maior de idade).
Aconteceu de que a pessoa que tirou a cópia autenticada no cartório não cobrou que a cópia fosse colorida e por causa disso a assinatura do documento saiu praticamente invisível (da pra ver que está assinado, mas não da pra conferir a assinatura). Já os dados estão legíveis e a foto, apesar de preto e branco, está reconhecível.
A cópia já foi apostilada, então gostaria de saber se o fato da assinatura não estar legível é um problema e eu deveria refazer a cópia como colorida e apostilar de novo.
Comentários
@ledrado
A resposta que você quer é, "sim, pode mandar, fica tranquilo!". Ninguém pode te dar essa resposta aqui.
Você só precisa escolher um dos dois caminhos: (1) manda do jeito que está e fica na tensão até o fim do processo, sem saber se vai cair em exigência por causa disso. se cair em exigência, também não é um grande problema: faz outra cópia, apostila e manda. não é o fim do mundo. (2) faz logo uma nova cópia, apostila e manda. vai morrer no custo de uma apostila, mas vai ganhar uma paz de espírito por uma duração de 12 meses.
Para algo que se faz uma vez na vida, pessoalmente eu escolheria o segundo caminho.
@eduardo_augusto
Oi, boa tarde! Obrigado pela resposta!
Criei o tópico pois não consegui encontrar ninguém comentando sobre a assinatura na cópia do documento de identidade e mais pra saber se alguém sabe de casos de exigência que já tenham acontecido sobre esse tipo de coisa, a qualidade da cópia, mais especificamente na assinatura ou quem sabe na foto.
@ledrado
não me recordo de ninguém ter feito comentário nesse sentido. mas você pode interpretar isso de duas formas: ou o IRN é bem "tranquilo" e deixa passar mesmo documentos de baixa qualidade; ou a maioria das pessoas toma o cuidado de mandar documentos bem legíveis.
mas, vamos ver se alguém mais tem algo a comentar!