Pai pra filho - pai não nascido em PT
Leognobrega
Member
Bom dia!
Recentemente finalizamos o processo de cidadania do meu avô, e meu tio já está com tudo certo para fazer o dele agora como filho.
Ficamos na dúvida sobre onde enviar: no site fala que para filhos de pais NASCIDOS em Portugal podem mandar lá pra Rua do Cunha em Porto, que foi onde fizemos do pai dele, mas este tendo nascido aqui, faz alguma diferença? Precisamos mandar para Lisboa?
Grato,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Leognobrega
Para 1C (filho) o endereço é o deste tópico:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
@Leognobrega
Ficamos na dúvida sobre onde enviar: no site fala que para filhos de pais NASCIDOS em Portugal podem mandar lá pra Rua do Cunha em Porto, que foi onde fizemos do pai dele, mas este tendo nascido aqui, faz alguma diferença? Precisamos mandar para Lisboa?
Se “aqui” nesse caso for o Brasil, pode mandar para o ACP sem problemas.
O site do IRN geralmente é desatualizado e cheio de imprecisões. Geralmente mais atrapalha que ajuda.
@Leognobrega vc pode mandar para o ACP, mas isso não quer dizer que ele vai tramitar por lá... Atualmente está havendo a distribuição de processos, pode ou não tramitar por lá.
@ecoutinho
Uma dúvida aqui, ao responder o Leognobrega pensei assim: se o avô (José) adquiriu a nacionalidade por atribuição ele nasceu para Portugal para todos os efeitos, e seria considerado português originário, então os filhos de José podem pedir pelo ACP, aí a informação do site não estaria errada, seria meramente interpretativa, será que meu pensamento procede?
@Detto
Não procede. Apesar de ser português originário, a naturalidade de José não é de um dos territórios que estão na competência do ACP (Portugal, UK, Brasil e UE). Processos de descendentes de portugueses nascidos fora desses territórios (mesmo que sejam originários) correm apenas em Lisboa.
Não me lembro se com o último despacho essa competência foi alterada, mas pelo menos até o início do ano passado era dessa forma.
Talvez a @texaslady , @eduardo_augusto ou @Destefano possam me corrigir.
@ecoutinho olha, salvo melhor juízo isso já foi alterado há um tempo.
@Destefano
Bom saber, obrigado. Eu acho que li sobre isso algum tempo atrás, mas confesso que são tantas mudanças que vez ou outra uma passa batido.
@ecoutinho
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/359453#Comment_359453