Certidão de Casamento - Avó portuguesa e avô brasileiro
Olá, pessoal! Gostaria de ajuda para conseguir achar a certidão de casamento dos meus avós
- Maria Amelia Pereira do Couto (nome de solteira)
- Maria Amelia Pereira Duarte (nome de casada)
- João Duarte
1) Eu não tenho certeza se eles foram realmente casados, eu possuo os documentos de imigração dela de 1945 e 1974 e ambos estão como solteira;
2) Mas tenho a certidão de nascimento do meu pai e meus tios que constam o nome dela como casada;
3) E especificamente na certidão de nascimento da minha tia, tem uma linha indicando o casamento dos meus avós em Belo Horizonte - Minas Gerais.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@buhduarte
vai ajudar se você colocar datas e locais, mesmo que aproximados...
por exemplo, vc diz que tem um documento de 1974 em que ela aparece como solteira, mas tem uma certidão de nascimento da sua tia que diz que ela era casada. supoe-se que essa certidão seja de depois de 1974, mas de quando? qual a data?
onde nasceu seu pai e os seus tios? todos em Belo Horizonte?
@eduardo_augusto
Nos 2 cartões de imigração, ambos tem o mesmo bairro onde ela sempre morou que é de São Paulo/SP e constam como solteira.
Certidão de Nascimento (não encontrada):
Certidões de Nascimentos (São Paulo/SP) e constam o nome dela de casada:
(especificamente nessa certidão tem uma linha indicando que meus avós se casaram em Belo Horizonte - MG)
Certidões de Nascimentos (Osasco/SP) e constam o nome dela de casada:
Obs: nunca soube da possibilidade de ela ter morado em Minas Gerais, mas o meu avô paterno, cônjuge dela (João Duarte) era natural de lá.
@buhduarte
O João Duarte tem dois registros de nascimento. Você pode entrar em contato com os dois cartórios e ver se há alguma anotação nesses registros sobre casamento.
O segundo registro foi feito por ele mesmo em São Paulo (cartório de Santana) em 1951 (provavelmente o Joao não sabia aonde estava o registro original dele e achou mais "simples" fazer um outro; isso era comum na época):
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6C-4ZC7?i=145&cc=2765317
No registro acima dá para ver que uma das testemunhas é a própria Maria Amelia Pereira Duarte (já com o possível nome de casada). Também dá para ver que esse registro foi feito por "mandado juiz direito". Você pode pedir ao cartório esse mandado judicial (e/ou o processo que deu origem ao mandado) para ver se consta algo sobre o casamento.
O primeiro registro de nascimento foi em Belo Horizonte em 1927, possivelmente pelos pais dele. A imagem do registro está travada no Family Search (questão de copyright com MG), mas você pode ir no Centro de História da Família mais perto de você para gratuitamente acessar a imagem e descobrir em que cartório de BH ele foi registrado.
O registro:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6N83-VCNZ
Aqui como localizar o CHF mais perto de você. Eles são voluntários, então o horário de atendimento é limitado. Tem que ir pessoalmente.
https://locations.familysearch.org/pt/br
Mais uma coisa a tentar. Se eles realmente se casaram em BH, o estado de MG tem um site para tentar achar registros depois de 1950 (mas isso não quer dizer que todos os registros estejam cadastrados no site). Não sei se conseguirá achar apenas com os dados que tem, mas pode tentar:
https://registrocivilminas.org.br/e-civil/pages/principal.jsf
@CarlosASP
Muito obrigada, Carlos!
Com esse registro do meu avô feito por ele mesmo, eu consegui entrar em contato com um cartório de registros de BH e pedir a busca da certidão de casamento deles no período de 1942 a 1951.
E sobre o CHF mais perto de mim, entrei em contato e estão de recesso até dia 21 de Janeiro. Após isso, eu consigo ir pessoalmente visualizar o link da primeira certidão dele em BH caso seja necessário. 😁
@buhduarte
De nada!
Eu não deixaria de entrar em contato com o cartório de Santana para ver se eles conseguem, sem grandes dificuldades ou custos, olhar esse mandado/processo que deu origem ao registro dele de 1951. Estou presumindo que o juiz pediu para ver alguma documentação para autorizar a confecção de um novo registro de nascimento de João. Vai que ele anexou uma cópia da certidão de casamento para basear o pedido.
A boa vontade de cartórios e o tempo necessário para fazer esse tipo de coisa varia muito de um local para outro, mas não custa tentar.
Também adianto que as buscas feitas por cartórios variam muito de qualidade. Muitas vezes as pessoas recebem um "não encontramos" e depois aqui no fórum alguém acha a certidão por outros meios (pesquisas no FS, etc) exatamente no cartório que disse "não encontrado"!
Pessoal, estou desconfiada de que eles possam ter casado apenas no religioso, pois já entrei com o pedido de busca da certidão de casamento nos cartórios de Belo Horizonte e não foi encontrado nenhum registro.
Existe a possibilidade de encontrar algum registro nas igrejas de BH pela internet?
@buhduarte
já criou sua árvore no FamilySearch?
@eduardo_augusto Já sim, revirei os catálogos de lá, mas não tem muita coisa de paroquias de BH!
Pessoal, tive acesso a certidão do óbito em 2011 da minha avó aqui no Brasil e o nome dela consta como “Maria Amelia Pereira do Couto” e estado civil como “viúva” e nos documentos dos filhos é único lugar que está como “Maria Amelia Pereira Duarte”. Como prosseguir com isso?