Você viu a Linha de Registos nesta manhã? TOTALMENTE CONGESTIONADA

Só hoje eu tentei ligar 34 vezes pra LR e não consegui nem ficar na espera pra falar com um atendente. Agora o serviço parece ter caído de vez, pois sequer sou atendido pelo menu eletrônico.

Eu recebi uma notificação pra confirmação dos nomes dos avós maternos do requerente (com a justificativa de constar corretamente no assento de nascimento) mas não havia indicação de como responder. Mandei mensagens pra 2 emails do IRN sem obviamente receber qualquer resposta. Estou tentando há dias ligar pra LR pra me informar melhor sobre essa notificação.

Comentários

• @Bentinho

coloca o texto completo da notificação que o pessoal pode tentar te ajudar a entender

• @eduardo_augusto

A notificação está assim no site de consulta:

Assunto: Pedido de nacionalidade portuguesa respeitante a FULANO DE TAL - NOTIFICAÇÃO

A fim de fazer constar a avoenga, em termos corretos, no assento de nascimento do interessado FULANO DE TAL, solicito a confirmação / indicação da grafia dos nomes dos avós maternos dado que a mesma não é integralmente inteligível na certidão constante do processo:

Avós maternos: Cicrano de Tal e Beltrana de Tal

Com os melhores cumprimentos,

O Oficial de Registos

• BentinhoBentinho Beta
    editado January 7

@texaslady

@ecoutinho

@viniciusmrocha

Dêem uma opinião aqui.

@VictorCunhaHoje eu consegui falar com a Linha de Registos mas não ajudou muito. A atendente reconheceu que não é uma exigência e não há pedido de documento, mas eu já mandei 2 emails pro IRN não recebendo qualquer resposta.

Estou pensando em mandar por carta (como faziam os Maias).@valeriaf

• @Bentinho ,

pelo que você informou não veio o nome do oficial. Qual é o enderêço de email da notificação enviada? Se não for um noreply enderêço de email, apenas responda o que estão pedindo. Eu até colocaria no assunto "Informação solicitada pelo Oficial de Registo".

Se quiser pode é claro enviar uma carta resposta para ser anexada ao seu processo e junte uma cópia do email.

Se você já enviou as informações por email, não espere que a oficial vai te responder, "olha eu recebi". Ela só pega a informação solicitada e dá prosseguimento ao processo. Isso aconteceu com uma amiga minha, que nunca twvw confirmação do email que ela enviou e meses depois o processo foi finalizado.

• @texaslady

Veio pelo noreply@irn.justica.gov.pt. Eu mandei para os e-mails rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt e também para registos.centrais@irn.mj.pt. Só que ao ligar pra LR foi me dito que não havia qualquer atualização dos meus e-mails enviados há mais de um mês.

• @Bentinho

infelizmente do jeito que as coisas estão é possível que nem abriram seus emails ainda. Tem havido muitos casos de emails sem resposta. Eu até posso entender que existe um acúmulo de processos e eles devem estar recebendo toneladas de emails e por isso poderia haver uma demora na resposta, mas no mínimo teria que haver uma resposta.

Outra coisa completamente sem senso é um oficial enviar um email assim e não se identificar e não explicar como responder.

Mas no seu caso eu daria ainda um tempo e daqui a umas semanas ligaria outra vez na LR. Neste meio tempo talvez o assento seja criado.

• 1:19 h aguardando a gravação, o telefone foi desligado na minha cara!!!!!

Tá difícil.

• @Bentinho eu faria como a @texaslady explicou, mandando pros mesmos e-mails que vc enviou, para ambos. Só colocaria no assunto uma chamada mais forte tipo: URGENTE - Resposta à Exigência do Conservador - Processo Atribuição nº xxxxx/2x - Fulano de Tal.

E é muito incomum que eles respondam que receberam o e-mail, mas você pode e deve insistir pedindo que confirmem o recebimento.

Envie pelo mesmo e-mail seu que está cadastrado no seu formulário de pedido de nacionalidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.