Devolução Processo nome errado da avó
Meu processo foi devolvido pois o nome de minha avó materna está diferente na minha certidão em relação a certidão de minha mãe, que já é cidadã portuguesa.
Já solicitei ao cartório a correção, mas não sei como devo proceder para dar continuidade junto ao consulado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@glenn1962
processo de que? e o que quer dizer com "devolvido"? explique melhor para que possamos ajudar.
Bom dia.
Solicitei a minha nacionalização portuguesa através do Consulado Português em SP, no inicio de Dezembro 2024 recebi uma correspondência com a devolução de todos os documentos que foi solicitado pelo consulado.
Dentro havia uma carta dizendo que a minha certidão de nascimento está com uma irregularidade no nome de minha avó materna.
Já solicitei que fosse feito um aditivo corrigindo esse erro no cartório.
Preciso saber se a certidão corrigida deve estar apostilada?
Se devo solicitar uma nova certidão de inteiro teor com a correção e se também deve estar apostilada?
Também tem a certidão de nascimento de meu pai que foi solicitada por eles, ela foi emitida no ano passado, devo solicitar outra?
Preciso saber como devo proceder com a devolução desses documentos, tendo em vista que isso não me foi informado.
Pode me ajudar?
Obrigado
@glenn1962
Solicitei a minha nacionalização portuguesa através do Consulado Português em SP, no inicio de Dezembro 2024 recebi uma correspondência com a devolução de todos os documentos que foi solicitado pelo consulado.
Dê graças a deus por isso! Fazer nacionalidade em consulado é a maior furada. Demora mais e tem menor transparência.
A única pergunta é: vc chegou a pagar a taxa?
Dentro havia uma carta dizendo que a minha certidão de nascimento está com uma irregularidade no nome de minha avó materna. Já solicitei que fosse feito um aditivo corrigindo esse erro no cartório.
Ótimo. Aguarde ficar pronto.
Preciso saber se a certidão corrigida deve estar apostilada?
Sim, claro. Por que não seria?
Se devo solicitar uma nova certidão de inteiro teor com a correção e se também deve estar apostilada?
Por que você quer essa certidão? A certidão que deve ser enviada é a via reprográfica. não gaste dinheiro à toa!
Também tem a certidão de nascimento de meu pai que foi solicitada por eles, ela foi emitida no ano passado, devo solicitar outra?
tem menos de 12 meses da emissão e está consistente com a correção que foi feita na sua certidão de nascimento? Se a resposta é sim, entao não precisa de outra.
Preciso saber como devo proceder com a devolução desses documentos, tendo em vista que isso não me foi informado.
Se você já pagou a taxa no consulado, pergunte para o consulado. Se você não pagou a taxa, significa que o seu processo ainda não começou. Nesse caso, pegue os documentos, o formulário, pague a taxa online e mande o processo direto para Portugal.
Boa tarde.
Sim já paguei a taxa, com relação a certidão de inteiro teor, ela é uma solicitação obrigatória do consulado.
vou tentar contato com o consulado para saber sobre o envio dos documentos.
Obrigado.