Despacho positivo, o que fazer agora?
PauloManso
Member
Caros, o processo do meu pai (neto de portugueses) acaba de receber despacho conclusivo deferindo a cidadania portuguesa, mas eu não sei ao certo qual são os próximos passos e se serão dados por nós ou por eles.
No despacho, o Arquivo Central do Porto afirma que "... autorizo o registo da nacionalidade, por averbamento, após transcrição da certidão estrangeira de nascimento, recolhendo-se os elementos constantes no processo, nos termos e para os efeitos do n.° 3 do artigo 56.° do Código de Registo Civil, sempre que necessário. O registo de atribuição da nacionalidade é lavrado com base no artigo 1.°, n.° 1, alínea d), da Lei n.° 37/81, de 3 de Outubro."
Alguém pode me ajudar?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@PauloManso
Parabéns pela conclusão do processo!
Em teoria, você deveria receber automaticamente uma cópia do registro. Infelizmente, parece que isso não tem acontecido atualmente.
Espere alguns dias - pelo menos uns 3 dias úteis. Se não receber, escreva para a conservatória e peça para uma cópia.
Deixe claro no pedido que o processo já foi concluído. Sugiro até incluir um print da tela da página de acompanhamento como evidência.
Aqui tem algumas dicas de como escrever esse email: Atribuição pelo ACP Porto (informações e Processos) - Página 1557 — Fórum Cidadania Portuguesa
-----------
Por fim, se o seu processo não está na nossa planilha de acompanhamento, poderia por favor incluir? https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/
Obrigado, @eduardo_augusto Atualizei o processo na planilha e vou aguardar os dias úteis antes de qualquer cobrança.
@eduardo_augusto Eles responderam apenas com o número do assento de nascimento. Disseram que está na Conservatória de Registos Centrais, em Lisboa, onde eu posso pedir o cartão de cidadão. Mas não mandaram nenhum documento...
@PauloManso
Pede no Civil Online e segue a vida!
Como solicitar certidões pelo civilonline - Guia — Fórum Cidadania Portuguesa