Casamento com estrangeira, portadora de autorização de residência
Recentemente casei pelo Registo Civil de Oeiras com uma cidadã estrangeira (de país não UE, Singapura). Ela está a trabalhar em Portugal, e tem autorização de residencia emitida pelo SEF (e válida até ao fim de 2025). Eu sou português.
Agora que estamos casados, acredito que tenha direito a requerer uma autorização permanente, para não se ter que chatear mais com SEF/AIMA (mais tarde talvez queira pedir a nacionalidade, mas para já não).
Já tentei telefonar para a AIMA, diz a gravação que não atendem de momento chamadas (!?). Já enviei e-mail, não respondem.
Quais os direitos da minha esposa? O que devo fazer? Ajuda
Desde já obrigado
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Paulo79
Como sua esposa, ela pode viver e trabalhar em Portugal.
Essencialmente as regras estão aqui: Cartão de Residência para Familiares de Nacionais UE - Familiares de Nacionais UE - Nacionais UE e Familiares - AIMA
Depois de 5 anos, passa para esse aqui: Cartão de Residência Permanente para Familiares de Nacionais da UE - Familiares de Nacionais UE - Nacionais UE e Familiares - AIMA, ou então entra com o pedido de nacionalidade por casamento.
Observação: se tiverem filhos portugueses, ela pode pedir a nacionalidade depois de 3 anos.
@Paulo79 ,
Infelizmente você terá que continuar tentando por telefone e enviando email, o formulário de contato para agendamento online também não está funcionando. Realmente está difícil, mas não há outra forma, tem que agendar.
Não sei se daria certo, mas outra tentativa seria tentar agendar uma renovação da AR pelo link abaixo e quando lá chegar, ao invés de renovar a autorização de residência, tentar conseguir o cartao de residência (já levando toda documentação para o cartão de residência).
https://ari.sef.pt/InfoPT/Renovacao.aspx
Obrigado @eduardo_augusto e @texaslady pelo esclarecimento. É vergonhoso o que se fez com o SEF. Acabaou-se com aquilo às três pancadas e substituiu-se por algo que nao funciona. De 3o mundo.
Vou tentar novamente mandar email. Não dá para ir a uma das lojas sem ter marcação, pois não?
@Paulo79
Pode tentar agendar atendimento na AIMA. Não sei se atendem sem agendamento.
@Paulo79 ,
no site da AIMA eles dizem o seguinte:
O atendimento ao público presencial, sem agendamento prévio, é feito dentro da capacidade diária das Lojas AIMA.
Mas imagino que deva ter filas enormes. Dependendo da localização que você vive, pode ser que madrugando possa conseguir ser atendido.