Nacionalidade pelo casamento. Processo muito demorado. Deu entrada em 27-01-21.
Bom dia e Bom Ano
Dei entrada ao pedido de nacionalidade pelo meu casamento com natural portuguesa em 27-07-21.
Estamos em 02-01-2025.
Hoje, quase 3 anos e meio da entrada da documentação na Conservatória dos Registos Centrais, meu processo ainda está para ser concluído, como mostra a imagem anexada.
Os documentos que enviei estão todos corretos. Estava na fase (bolinha verde) número seis. Fiquei feliz quando vi isso no início de 2024. Faltava pouquíssimo para a finalização dos procedimentos e conseguir finalmente a cidadania portuguesa. Coisa que eu mesmo providenciei para meus filhos - hoje todos adultos - há mais ou menos vinte e cinco anos. Restou apenas este ser fazer os procedimentos todos para mim próprio, coisa que finalmente fiz em 2021. Ou seja, tenho mulher portuguesa, três filhos portugueses, até uma netinha de dois anos já é portuguesa. Resta apenas a minha nacionalidade. Seria necessária mais alguma ligação com a terra?
O prazo me parece muito longo, muito demorado. Certamente a mudança de plataforma tem a ver com isso.
Será que em nome de uma pretensa agilização de serviços, acabaram por comprometer todos os processos mais antigos? Até porque sabemos que quando há troca de governos, o novo a entrar sempre quer vir com "novas" soluções, porque acredita que o governo a que substitui sempre é incompetente. E as coisas repetem-se e repetem-se, independente de países.
Alguém poderia iluminar essa minha questão, por favor?
Agradeço antecipadamente
Feliz Novo Ano