Tipo de cópia para a certidão de nascimento/casamento portuguesa
Bom dia, pessoal!
Minha mãe recentemente adquiriu a cidadania portuguesa, e agora estou buscando pleitear a minha também. Durante o processo dela, o casamento com meu pai (brasileiro) já foi transcrito, e ela recebeu de Portugal tanto o assento de nascimento quanto a certidão de casamento portuguesa, ambos em formato físico.
Como o casamento já está transcrito, minha ideia é enviar apenas a cópia simples da certidão de casamento portuguesa para garantir, junto com a cópia (também simples) do assento de nascimento português dela.
Pesquisando em diversos canais de informação, vi que, para a análise da cidadania, bastaria uma cópia simples do assento de nascimento (sem necessidade de autenticação ou apostilamento). Diante disso, surgiram algumas dúvidas:
- Se o casamento já está transcrito, a certidão de casamento portuguesa é suficiente?
- As cópias simples realmente bastam para esses documentos (assento de nascimento e certidão de casamento portuguesa), ou preciso realizar algum tipo de autenticação em cartório?
- Caso as cópias simples sejam suficientes, uma xerox é válida? Ou preciso solicitar os documentos atualizados pelo Civil Online e imprimir (10 euros cada)? Atualmente, só tenho os documentos em papel físico.
Agradeço muito se puderem esclarecer esses pontos!
Comentários
@matheus_alvo ,
cópia simples do assento é suficiente. A cópia do assento de casamento dela nem é necessária, uma vez que estará averbada no assento de nascimento dela, e poderá ser facilmente checada no sistema. Mas mal não se enviar.
Siga aqui o guia para checar os documentos necessários:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
@texaslady Muito obrigado!
Essa cópia simples pode ser uma xerox da certidão física então?
@matheus_alvo ,
sim, tanto uma xerox ou um print. Na verdade se você preencher os dados no formulário nem precisar mandar a cópia.